TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável para pessoas mais velhas vivendo com HIV / AIDS

Artigo: Alimentação Saudável para pessoas mais velhas vivendo com HIV / AIDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Artigo  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Alimentação saudável para idosos portadores de HIV/AIDS

O HIV na terceira idade é semelhante ao de outros grupos etários. “ A adesão ao tratamento é variável, dependedo de fatores culturais e sócias , hábitos e vícios a estrutura familiar é importante, pois aqueles pacientes que recebem apoio familiar tendem a ter maior adesão ao tratamento quando comparados aqueles institucionalizados, moradores solitários ou abandonados”. Hoje no total dos pacientes contaminados pelo virús , 2,4 por cento são idosos. Ou seja ,de um total de 600 mil pessoas infestadaspelo HIV. 14 mil tem idade igual ou superior a 60 anos.

Para obter uma alimentação saúdavel, a pessoa deve buscar ingerir todos os grupos de alimentos diariamente, a alimentação saudável deve fornecer carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais , que são nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. A diversidade dietetética que fundamenta o conceito de alimentação saúdavel pressupõe que nenhum alimento especifico-ou grupo deles é suficientes para atender as nescesidade para cada idividuo portador do HIV.

No entanto, algumas questões pertinentes á própria infecção pelo Hiv merecem atenção , como as mundaças signcativas no estado nutricional desde a ‘’ A SINDROME DE WASTING” OU SINDROME DO DESPERDICIO, CARACTERIZADA POR PERDA PONDERAL INVOLUTARIA, ENFRAQUECIMENTO, FEBRE E DIARREIA. COM QUADRO DE DESNUTRIÇAO, ATE UMA SERIE DE ALTERAÇOES METABOLICAS DA GLICOSE LIUPIDIOS ALTERAÇOES DA DESTRIBUIÇAO DA GORDURA CORPOREA,ACIDOSE LATICA, OSTEOPENIA,ENTRE OUTROS.

Os mecanismos fisiopatogênicos desta alterações ainda ao bem conhecidos e as principais hipóteses são a própria ação do HIV no organismo humano e/ou os efeitos olaterais dos anti-retrovirais. No entanto , mesmo mesmo que se comprove essas alterações são decorretes TARV 9 terapia Anti-Retroviral), os benefícios, para alguns como a diminuição da incidência de infecções oportunistas, da recarga e da ‘’ sintrome do desperdicio’’, tem justificado o seu uso.

Bibiografia- www.aids.gov.br/sites/default/files/manual_alimentaçao_nutriçao.pdf

www.idmd.terra.com.br/aqude-de-a-z/saude-do-idoso/hiv-na-terceira-idade/tratamento.html

Cuidados Alimentares e Nutrição para a AIDS

As pessoas com AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), podem ter uma esperança de vida prolongada e de forma mais independente, devido a cuidados de nutrição e alimentação que protegem o sistema imunitário.

Uma boa nutrição e cuidados com a alimentação são condições essenciais para um sistema imunológico saudável. No entanto, umas pessoas com HIV / AIDS podem ter dificuldades em conseguir assegurar uma boa nutrição por um conjunto de razões. Tanto o próprio vírus HIV como os medicamentos utilizados para combatê-lo podem causar uma multiplicidade de problemas que em última instância afetam a saúde nutricional do doente.

Náuseas crônicas, alteração do paladar, perda de apetite, dificuldades em mastigar ou engolir ou a falta de dinheiro para comprar alimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com