TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana e Sistema Digestório.

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

ANATOMIA - O SISTEMA DIGESTÓRIO

ALINE ERBES KLEIN[1]

DANIELA DA SILVA WILHELM[2]

GABRIEL DE MATTOS STRADA[3]

Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os principais componentes do sistema digestório, citando suas partes e respectivas funções.

Palavras-chave: Anatomia Humana, Sistema Digestório.

1. Introdução

O sistema digestivo humano é construído de modo único, que é capaz de desempenhar o papel importante da conversão de alimentos em energia vital, ao mesmo tempo separa e encaminha resíduos desnecessários para seu devido descarte.

O sistema digestivo também é chamado de canal alimentar ou de trato gastrointestinal, ele começa na boca e termina no ânus, tendo cerca de 10 a 12 metros de comprimento.

2. Fundamentação Teórica

Ocorre na boca o início deste trato digestivo, a digestão já começa quando você dá a primeira mordida no alimento. Morder ou mastigar o alimento significa que seus dentes estão dividindo o alimento em pequenas porções. Na boca as glândulas salivares estão excretando saliva que auxilia no processo de hidratação e modificação química do alimento, para que ele seja posteriormente enviado para o esôfago. Aboca ou cavidade oral é formada pelas bochehcas, constituídas exteriormente por pele e interiormente por mucosa, pela língua (importante para a fala, locomoção do alimento e nela se encontram papilas fungiformes, responsáveis pelo paladar), pelo palato duro (céu da boca) e pelo palato mole, que se estende formando a úvula.

Figura 1.

Figura 2.

Figura 3.

             O esôfago é encontrado na garganta, logo atrás da traquéia. Quando você engolir a comida a epiglote involuntariamente fechará a traquéia e a úvula a cavidade nasal, impedindo o engasgamento ou afogamento do sujeito. Assim o palato mole junto com a língua movimentam-se gerando a deglutição do alimento e o enviando para o esôfago. O esôfago realizará movimentos de contração em suas paredes musculares, conhecido como movimentos peristálticos, para locomover o bolo alimentar até  o estômago.

Figura 4.

O estômago é um órgão oco que contém o alimento combinado com enzimas responsáveis pela digestão do mesmo. As paredes do estômago são formadas por células que produzem enzimas poderosas e ácido clorídrico, que "quebram o alimento quimicamente. O estômago tem alta capacidade de dilatação em virtude dos alimentos permanecerem lá por algum tempo, ele é dividido em: cárdia, fundo, corpo e piloro.

A cárdia é a válvula responsável por impedir o refluxo (que o alimento volte para o esôfago), o fundo é a parte superior do estômago onde o esôfago se junta ao estômago. O corpo do estômago representa dois terços do tamanho do mesmo e logo no final do estômago encontra-se o piloro, válvula muscular capaz de impedir a passagem prematura do bolo alimentar para o intestino delgado.

Figura 5.

O intestino delgado é constituído por três seções: jejuno, íleo e duodeno. Ele é composto de tubos musculares que continuam a subdivisão do bolo alimentar com o suporte de enzimas liberados pelo fígado e pâncreas. No intestino delgado o suco pancreático é responsável pela regulação de acides do quimo, já a bile (secreção do fígado) age como um "detergente", ou seja, quebra as moléculas de gordura. O intestino tem uma grande importância no sistema digestório, uma vez que é o órgão que faz a absorção das substâncias aproveitáveis dos alimentos (absorção é feita pelas microvilosidades da parede do intestino), levando os nutrientes para a corrente sanguínea e transportando substâncias não aproveitáveis para o intestino grosso. O acréscimo do suco pancreático e da bile ocorre no duodeno, já a absorção de nutrientes ocorre no íleo e jejuno.

Figura 6.

Figura 7.

O pâncreas é um órgão anexo do sistema digestório, ele não entra em contato diretamente com o alimento, bolo alimentar ou bolo fecal. É responsável pela secreção do suco pancreático na a primeira seção do intestino delgado (duodeno). Ele produz e secreta diretamente na corrente sanguínea a insulina, responsável pela metabolização do açúcar.

O fígado definitivamente tem muitas funções, ele também é considerado um órgão anexo do sistema digestório. Processa os nutrientes absorvidos pelo intestino delgado, produz a bile que é armazenada na vesícula biliar, secretando a bile também no duodeno. Além disso, o fígado é dito ser a fábrica química do corpo, são necessárias "matérias-primas" que foram absorvidas pelo intestino para a produção dos "produtos químicos" que o corpo necessita para funcionar.

Figura 8.

Após o processamento no intestino delgado os dejetos restantes encaminham-se para o intestino grosso. Medindo 1,8 metros, este tubo muscular é composto pelo ceco, cólon transversal, cólon ascendente, cólon descendente e cólon sigmóide. Também temos o apêndice, pequena bolsa anexa ao ceco perdeu sua utilidade evolutivamente (hoje em dia serve apenas para inflamar e gerar dor e sofrimento).  A principal função do intestino grosso é retirar a água do bolo fecal, assim gerando as fezes. Pode levar até 36 horas para o processamento completo do bolo fecal no cólon, após o cólon descendente estar cheio, os conteúdos são realocados (pelo peristaltismo) para o recto onde se inicia o processo de eliminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com