TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Anatomia Humana III Sistema Respiratório

Por:   •  26/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema Respiratório

Docente: Manuel Alvarez

Luanda, Novembro 2020

Trabalho de Anatomia Humana III

Sistema Respiratório

Discentes: Loureth Nicolau

Núria da Silva

Ricardina dos Santos

Turma: Med22

Docente: Manuel Alvarez

Luanda, Novembro 2020

ÍNDICE

OBJECTIVOS 4

INTRODUÇÃO 5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral:

● Apresentar a anatomia do sistema respiratório;

1.2 Objetivos Específicos:

● Descrever as suas generalidades;

● Citar as suas principais funções como sistema;

● Descrever cada componente do sistema

2. INTRODUÇÃO

Abordaremos sobre o sistema respiratório e as suas generalidades, componentes bem como as funções. O sistema respiratório trata-se de um conjunto que órgãos interdependentes, que trabalharão juntos em prol do funcionamento de um único organismo.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sendo o sistema responsável pela manutenção da troca de gases (hematose) entre o organismo e o meio envolvido, a atmosfera (ar atmosférico). Será o sistema que nos permitirá incorporar o oxigénio (O2), este utilizado pelas células como fonte de energia e, expulsar o dióxido de carbono (CO2), tido ou gerado como resíduo deste processo. Ou seja, executar a função da respiração.

A respiração é das funções mais importantes que um organismo vivo precisa cumprir. Essa troca de gases acima descrita assegurará a concentração do oxigénio no sangue, indispensável para as reacções metabólicas do organismo e, em contra-partida, como via de eliminação dos gases residuais, CO2.

Este sistema tem como funções:

 Troca gasosa

Quando inspiramos o ar atmosférico, que contém oxigênio e outros elementos químicos, ele passa pelas vias respiratórias e chega aos pulmões.

É nos pulmões que acontece a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. E, graças aos músculos respiratórios que este órgão cria forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.

 Equilíbrio ácido-base

O equilíbrio ácido-base corresponde à remoção do excesso de CO2 do organismo.

Nesta função, novamente temos a atuação do Sistema Nervoso, que é responsável por enviar informações para os controladores da respiração.

 Produção de sons

A produção e emissão de sons é realizada pela acção conjunta do Sistema Nervoso e dos músculos que trabalham na respiração.

São eles que permitem o fluxo do ar das cordas vocais e da boca.

 Defesa pulmonar

Ao respirar, é praticamente impossível eliminar as impurezas contidas no ambiente atmosférico. A inspiração de microrganismos se torna inevitável.

Para evitar problemas de saúde, o Sistema Respiratório apresenta mecanismos de defesa, que por sua vez, são realizados a partir da atuação dos diferentes órgãos.

Basicamente o sistema respiratório pode ser classificado em vias respiratórias superiores e vias respiratórias inferiores

Vias respiratorias superiores

O trato respiratório superior é formado pelo nariz externo, cavidade nasal, boca, faringe, laringe e parte superior da traqueia.

O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte interior conhecida por cavidade nasal. É constituído por:

As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa e separados por um septo cartilaginoso (septo nasal). No interior das cavidades nasais, existem pelos e cílios que atuam como filtro de ar, retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões. O ar entra para a cavidade nasal através das duas narinas e no interior da cavidade o ar inalado é filtrado, humedecido pelas glândulas da mucosa e aquecido pelos capilares sanguíneos.

A boca, é uma abertura comum aos sistemas digestório e respiratório, serve de entrada de ar para as vias respiratórias e de alimento para o tubo digestório. Ao contrário da cavidade nasal a boca não filtra o ar.

A faringe começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais.

A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.

É dividida em três regiões : Nasofaringe, Orofaringe e Laringofaringe.

1-Nasofaringe;2-Orofaringe;3-Laringofaringe

A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela actua como passagem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com