TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia

Projeto de pesquisa: Anemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Existem três mecanismos para o aparecimento de uma anemia: produção deficiente de hemácias, hemólise e sangramentos.

As anemias são classificadas de várias formas e podem ser associadas a varias etiologias. Entre as mais comuns etiologias encontram-se as de carências nutricionais, que afetam grande parte da população, e particularmente as crianças, que necessitam de um maior aporte de elementos essenciais para o desenvolvimento como o ferro e o ácido fólico. Em relação às mulheres a anemia ferropriva representa uma preocupação no que se diz respeito à perda de ferro, relacionado aos ciclos menstruais onde a mulher perde concentrações desses elementos durante a menstruação e na gestação onde há um aumento das necessidades deste elemento o quadro pode também se agravar quando ocorrem processos hemorrágicos crônicos e agudos.

O diagnóstico laboratorial da anemia pode ser realizado através de dados básicos dos

exames de hematoscopia, índices hematimétricos e contagem de reticulócitos. Seja qual for à anemia que o indivíduo possui, ela precisa de tratamento. Isso porque quando não tratadas, podem desenvolver complicações que resultam em danos cerebrais irreversíveis, como demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo.

Iremos aprender um pouco sobre cada tipo de anemia. Suas causas, sintomas e tratamento.

1. ANEMIA

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, o que pode ter diversas causas, desde uma alteração genética até a má alimentação. Elas, geralmente, produzem sintomas como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados pela anemia.

• Para o diagnóstico da anemia, é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos). O nível de hemoglobina é um dos indicadores que tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos para anemia.

• Tratamento para a anemia: O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é mais bem aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro, que ajudam no combate da anemia. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Dentre os vários tipos de anemia, estão:

1.2 ANEMIA FALCIFORME

Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Ela deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e, por vezes, penicilina.

1.3 ANEMIA FERROPRIVA

Este tipo de anemia é causada pelo baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma. Seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.

1.4 ANEMIA PERNICIOSA

A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo e gera, além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago. Esta anemia pode resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

1.5 ANEMIA APLÁSTICA

É uma doença autoimune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada, pode levar à morte em menos de um ano.

1.6 ANEMIA HEMOLÍTICA

Este tipo de anemia produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente, ela tem cura e esta pode ser alcançada com medicamentos e, por vezes, é necessária a remoção do baço.

1.7 ANEMIA DE FANCONI

De origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com