TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia

Casos: Anemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  193 Visualizações

O que é Anemia ferropriva?

.

A anemia ferropriva é causada por deficiência de ferro no organismo. Ela gera sintomas como fraqueza, desânimo, palidez cutânea e nas mucosas, sensação de desmaio e nos casos mais graves irritabilidade e ansiedade.

Anemia ferropriva, ferropênica ou sideropênica é o tipo de anemia responde por cerca de 90% dos casos de anemia diagnosticados1 e é causada pela deficiência de ferro1 . O ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Neste tipo de anemia a ingestão de ferro está menor que o mínimo necessário para as atividades do organismo que precisam de ferro. A forma de estoque é a ferritina ou hemossiderina. Nos indivíduos de sexo masculino normais existem de 600 a 1200 mg de estoque e nas mulheres 10 a 400 mg. Em valor total o ferro nos homens é de cerca de 4 g e nas mulheres 2,5 g.2

O que é anemia ferropriva?

A anemia é definida pela baixa em quantidade ou em tamanho dos glóbulos vermelhos saudáveis. A produção de glóbulos vermelhos depende em parte do ferro sanguíneo, responsável também pela produção da hemoglobina e pelo transporte de oxigênio para os tecidos. Em certas condições, o organismo não dispõe de ferro em quantidade suficiente e isso produz uma anemia por deficiência de ferro, por isso dita ferropriva, ferropênica ou sideropênica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com