TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Sencientes

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

ANIMAIS  SENCIENTES     (RESUMO DO VIDEO)

Desde o inicio da civilização os animais nos acompanha. O homem caçava os animais para seu alimento e utilizava sua pele como vestimenta. Mas era uma interação harmoniosa entre o homem e animais.

Com o surgimento da agricultura o homem passou a dominar os animais domesticando e usando sua força entre trabalhos pesados. E muitas das vezes fazendo com que sofram.

A ideia que os animais têm sentimentos próprios é recente. Pois foram tratados por séculos como seres incapazes de possuírem sentimentos.

A capacidade de sentir  (senciencia)  não é exclusiva do ser humano e sim de todos, pois somos vertebrados, tanto o homem como quase todos os animais.

Hoje a ciência nos mostra que os animais têm sentimentos como: alegria, sofrimento, dor, memória, etc. Foi provado que os animais têm inteligência e capacidade de amar.

O homem com a domesticação de animais principalmente de cães e gatos têm os maltratados sem que perceba, como por exemplo:  mudanças genéticas gerando sérios problemas tanto de saúde  como do bem estar dos mesmos;  mudanças comportamentais e até mutilações (cortes de caldas e orelhas) sendo que a calda têm como função ajudar no equilíbrio e comunicação do animal.

Durante séculos o homem cada vez mais têm explorado animais na área industrial como por  exemplo: produção de leite, ovos, carnes, etc. Sem pensar no bem estar dos animais.  A galinha por  exemplo criada de modo industrial é alimentada por compostos que modifica e ativa o seu crescimento de modo desordenado ao natural, também é criada num ambiente apertado, não tendo assim seus hábitos naturais para uma vida saudável.

Em 1960 a produção de ovos aumentou 4 vezes, a de leite duplicou e a de carne aumentou 5 vezes mais.

Em 1993 um Comitê  Internacional de Veterinários elaboraram um indicador denominado as 5 liberdades.

5 LIBERDADES:

1-Livre de fome e sede.

2-Livre de desconforto.

3-Livre de dor, lesões e doenças.

4-Livre de medo e stress.

5-Livre para expressar seu comportamento natural.

Com isso a ideia é de que os animais na área de produção industrial possam ter uma melhor maneira de viver, sem sofrimentos causados por sua maneira desordenada na industrialização, pois com esse estudo entendemos que eles são animais  sencientes e tem todo o direito de viver bem  sem ser explorados por  nós seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com