TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bulimia E Anorexia

Ensaios: Bulimia E Anorexia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório conceitua brevemente a Bulimia e a Anorexia, doenças que atingem comumente os adolescentes, além de mostrar a repercussão desse problema na vida desses jovens, como por exemplo, a mídia e as redes sociais que são usadas para incentivar de forma indireta a idealização do corpo perfeito e assim prejudicando a saúde desse público.

2. BULIMIA E ANOREXIA

Segundo Dr. Drauzio Varella a Bulimia é um distúrbio que se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de grandes quantidades de alimentos, a magreza não é o que mais se chama a atenção. Em geral, são mulheres jovens de corpo escultural, que cuidam dele de forma obsessiva. Seguem dietas rigorosas. De repente, perdem o controle e ingerem uma quantidade absurda de alimentos, na maior parte das vezes, às escondidas. Depois, são tomadas por sentimentos de remorso ou culpa. Os recursos de que se valem para não engordar provocam complicações no organismo, tais como indução de vômitos, uso de laxativos e diuréticos, jejum prolongado e prática exaustiva de atividade física.

Já a Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar ainda mais, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. A principal diferença entre anoréxicos e bulímicos é o estado de caquexia (extrema desnutrição) a que podem chegar pacientes com anorexia.

3. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA

O que se pode perceber é que o ideal da beleza, esta sendo o “ideal da magreza”, e esta vem sendo imposta cada vez mais pela mídia. Nesse sentido, as fábricas de imagens como cinema, televisão, redes sociais, têm contribuído para que adolescentes, se dediquem em ter um corpo excessivamente magro. A questão não é só ser magra para ter saúde, mas sim ser magra para se enquadrar nos padrões estéticos que a mídia estampa, podendo levar assim ao desenvolvimento de transtornos no comportamento alimentar.

E devido a essa nutrição inadequada, o adolescente apresenta deficiência de crescimento e atraso no desenvolvimento da puberdade. O arrastar do quadro pode levar a um adulto baixo e com dificuldades de fertilidade. A falta de cálcio nesta idade pode levar a osteoporose no futuro, visto ser nesta época que os ossos adquirem seu pico de densidade mineral.

4. CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto, é bastante notório que a etiologia da anorexia e bulimia nervosa é e desencadeada por diversos fatores, podendo ter contribuição de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais. Como fator sociocultural, posso citar a mídia que foi que foi descrito no relatório, que coloca o padrão de beleza como sendo a magreza extrema.

É muito importância abrir os olhos para a alienação da mídia, assumir uma postura critica em relação a isto, podendo assim criar seu próprio conceito de beleza, ao invés de seguir o que as novelas, cinema, revista e propagandas estabelecem.

A participação familiar é de suma importância para a recuperação desse adolescente, já que os pais entendam como lidar com o filho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com