TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Do Artigo “Early Versus Later Anticoagulation For Stroke With Atrial Fibrillation”

Por:   •  15/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DESPORTO

CURSO DE MEDICINA

THAÍS ROBERTA JANSON GONÇALVES

ATIVIDADE AVALIATIVA N1: ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO “EARLY VERSUS LATER ANTICOAGULATION FOR STROKE WITH ATRIAL FIBRILLATION”

Rio Branco – AC
2023

THAÍS ROBERTA JANSON GONÇALVES

ATIVIDADE AVALIATIVA N1: ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO “EARLY VERSUS LATER ANTICOAGULATION FOR STROKE WITH ATRIAL FIBRILLATION”

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Medicina, da Universidade Federal do Acre, para composição da N1 na disciplina de Pesquisa Científica I.

Prof. Dr. Odilson Marcos Silvestre.

Rio Branco – AC
2023

Sumário

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO        4

REFERÊNCIAS        5

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO

O artigo publicado na revista “New England Journal of Medicine”, cujo fator de impacto é 176.070 e Qualis A1, de acordo com a plataforma Sucupira, teve como objetivo estimar o efeito do início precoce em comparação com o início tardio de anticoagulantes administrados oralmente por via direta (DOACs) em pacientes com fibrilação atrial que tiveram acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Esse objetivo mostra-se claro em relação ao intuito da pesquisa.

A pergunta de pesquisa é inovadora, pois não há estudos anteriores sobre o momento adequado para iniciar os DOACs em pacientes com fibrilação atrial que tiveram AVC isquêmico. O estudo utilizou o acrônimo PICO para compreender a pergunta: P - 2032 pacientes com fibrilação atrial que tiveram AVC isquêmico, entre novembro de 2017 e setembro de 2022; I - variáveis de avaliação de DOACs precoces e tardios; C - ensaio clínico randomizado com 1007 participantes no grupo controle recebendo anticoagulação tardia; O - efeito do início precoce versus início tardio da anticoagulação em pacientes com AVC.

A hipótese nula é que não houve diferença significativa entre os dois grupos de estudo, bem como a hipótese alternativa é que houve diferença significativa entre os grupos de estudo. O artigo é um ensaio clínico randomizado que incluiu 2013 pacientes de 103 centros de AVC na Europa, Ásia e Oriente Médio. De acordo com a pergunta de pesquisa, a variável de exposição é o início precoce ou tardio de DOACs e a variável de resultado seriam os desfechos clínicos em pessoas com fibrilação atrial que tiveram um AVC isquêmico.

Em relação aos erros tipo 1 e 2, o erro tipo 1 é a rejeição da hipótese nula quando na verdade ela é verdadeira e o erro tipo 2 é quando não se rejeita a hipótese nula, mas na realidade ela deveria ser rejeitada. Os desfechos primários previstos foram 5% nos participantes do grupo controle e 4,5% no grupo experimental, e os desfechos secundários foram analisados ​​por regressão logística penalizada usando escores. O artigo não menciona diretamente as variáveis ​​α e β, que estão relacionadas aos erros tipo 1 e 2, mas discute os possíveis erros sistemáticos, como a exclusão de pacientes que já estavam recebendo anticoagulantes no início do estudo. O processo de amostragem não é considerado adequado, pois a população não foi estratificada e os resultados são limitados às regiões de estudo, não podendo ser generalizados para outros países. No entanto, o tamanho da amostra foi considerado adequado e a apresentação dos resultados foi clara e objetiva, tanto ao longo do texto como quando utilizado tabelas. Mediante isso, o artigo recebe nota de 9,5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com