TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Microbiologia Geral

Exames: Apostila De Microbiologia Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 14

1.0 – INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA

MICROBIOLOGIA – É a ciência que estuda os microrganismos e suas atividades. Preocupa-se com a forma, estrutura, reprodução, fisiologia, metabolismo e a identificação dos seres microscópicos. Inclui o estudo de sua distribuição natural, suas relações recíprocas e com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens; suas alterações físicas e químicas que provocam em seu meio ambiente. Está associada ao estudo das células vivas e ao seu funcionamento

O metabolismo divide-se em duas fases: Anabolismo e Catabolismo

Anabolismo – (ASSIMILAÇÃO) é a formação de substâncias próprias e especificas do organismo para crescer, manter-se ou reparar-se. Por este processo os alimentos chegados às células são transformados em substancias idênticas às que constituem o protoplasma (matéria viva)

Catabolismo – (DESASSIMILAÇÃO) – consiste num processo de desintegração de substâncias incorporadas e de sua transformação em outros compostos mais simples chamados Catabólitos , destinados a serem excretados para o interior das células.

A Microbiologia aborda dois grandes temas:

• Aspectos de Natureza Básica

• Aspectos de Natureza Prática ou Aplicada

2.0 DISTRIBUIÇÃO DOS MICRORGANISMOS NA NATUREZA

3.0 ÁREAS DE APLICAÇÃO

Microbiologia Médica

Microbiologia Aquática

Microbiologia do Ar

Microbiologia do Leite

Microbiologia dos Alimentos

Microbiologia do Solo

Microbiologia Industrial

Microbiologia dos Insetos

Microbiologia Espacial

4.0 – DIVISÃO DOS REINOS

REINO PROTISTA DE HAECKEL – Em 1866 o zoólogo alemão E. H. Haeckel sugeriu a criação de um terceiro reino, o qual foi denominado PROTISTA.

ANIMALLES – animais

VEGETALLES – vegetais

o SUPERIOR – Algas, Fungos e Protozoários.

PROTISTA

o INFERIOR – Bactérias e cianobactérias (cianofícias)

CONCEITO DOS CINCO REINOS – outro sistema de classificação foi proposto por Whittaker em 1969.

PLANTAE – Plantas verdes, multicelulares e algas superiores.

ANIMALIA – Animais pluricelulares;

FUNGI – Mofos e leveduras;

PROTISTA – Micro algas e protozoários;

MONERA – Bactérias e cianobacterias

VIRUS- dependem de alguns estudos fisiológicos. Não possuem vida própria e só crescem quando estão dentro da célula do organismo do homem e animais. O homem adquire esses microrganismos através da ingestão de água leite ou outro alimento contaminado, como também pelo ar ou através de pessoas doentes pelo contato direto ou da manipulação de alimentos (hepatite, sarampo, gripe, rubéola)

4.0 TEORIA CÉLULAR

Todas as células são basicamente semelhantes. Compõem-se de protoplasma, um complexo coloidal constituído principalmente de proteínas, lipídios e ácidos nucléicos: o conjunto é circundado por membranas limitantes ou parede celular, e todas têm um núcleo ou uma substancia nuclear equivalente.

Todos os sistemas biológicos apresentam as seguintes características comuns:

1) Habilidade de reprodução; 2) Capacidade de ingestão ou assimilação de substancias alimentares, metabolizando-as para suas necessidades de energia e de crescimento; 3) Habilidade de excreção de produto de escória; 4) Capacidade de reagir as alterações do meio ambiente; 5) Suscetibilidade à mutação.

Célula - Corresponde à unidade fundamental do ser vivo. Uma única célula corresponde a uma entidade, separada das outras células por uma membrana, contendo uma variedade de compostos químicos e estruturas sub-celulares em seu interior.

De acordo com a estrutura celular os seres vivos se dividem em duas categorias: PROCARIONTES E EUCARIONTES. Esta divisão se baseia nas diferenças na organização da máquina celular.

PROCARIONTES – não possuem núcleos bem definidos, não possuem membrana nuclear, por isso a região do núcleo se confunde com o citoplasma.

EUCARIONTES – possuem núcleos bem definidos, circundado por duas camadas.

As células dos organismos eucariontes compõem-se de três partes:

1. Membrana celular – é constituída de lipídios (40%), proteínas (60%) e alguns carboidratos. É a camada que envolve a célula, tem a função de transportar nutrientes e servir de suporte ao sistema de formação de energia da celula.

2. Citoplasma – é toda substancia encontrada entre a membrana e o núcleo. Seu trabalho garante a vida da célula, pois no citoplasma se realizam as funções de nutrição, fundamentais para a conservação da vida; digestão, respiração, circulação e excreção.

3. Núcleo – parte central da célula. Estrutura chave onde a informação genética (DNA) é armazenada.

Organelas citoplasmáticas – são estruturas encontradas no citoplasma e que desempenham funções vitais na célula. São elas:

Mitocôndria – responsável pela respiração da célula. Constituem verdadeiras “usinas” de energias, onde a matéria orgânica é “moída” de maneira a fornecer, para o metabolismo celular, a energia química acumulada em suas ligações.

Complexo de Golgi –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com