TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artropode

Tese: Artropode. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Alison Regis Freitas da Silva

Disciplina: Zoologia dos invertebrados I

Professor: Felipe Monteiro

O documentário Origens da Vida aborda uma das principais indagações que aos poucos está sendo desvendada. De onde viemos? como surgimos? qual o primeiro animal que surgiu? A obscuridade dessas indagações estão sendo esclarecidas por meio de sofisticados métodos tecnológicos de sequenciamento gênico, permitindo redesenhar a história evolutiva da vida. Por meio desses estudos, descobriu-se que seres muito primitivos podem ser o grande candidato precursor dos metazoários complexos.

Desde muito cedo o homem procura classificar os organismos conforme as suas características, em 1758 o naturalista Lineu, propôs um método de classificação conhecido como sistema binomial, onde classifica os organismos conforme as suas características anatômicas. Cem anos após esse advento, o aparecimento da teoria da evolução por meio da seleção natural proposta por Darwin e Wallace permitiu classificar os organismos conforme as suas relações evolutivas. E atualmente grandes áreas de estudo como a paleontologia, bioquímica e biologia molecular estão contribuindo para redesenhar a árvore filogenética. A bióloga e taxonomista Cristina Diaz uma dos protagonistas do documentário, afirma que os primeiros animais eram muito simples que com passar do tempo iriam se complexando formando um organismo multicelular com funções coordenadas, e esse animal multicelular ainda existe hoje, o motivo pelo qual ela estava na Indonésia a procura desse animal tão fascinante, que são as esponjas. As esponjas são animais que não possuem tecido verdadeiro, possuem células flageladas, são filtradores sesseis e possuem células totipotentes. São animais que olhando exteriormente são animais muito simples, mais ao observar interiormente é um animal complexo.

Mitcheel Sogin, biólogo evolucionista fascinado para saber de onde viemos, realizou estudos no laboratório de pesquisa marinha nos Estados Unidos. Por meio de técnicas de sequenciamento de DNA Sogin tentou descobrir qual dos animais originou todos os outros. Muitos cientistas deduziam de que as esponjas seria o nosso ancestral comum, no entanto não existiam técnicas de extração e sequenciamento do DNA para comprovar essa teoria. Com o advento de novas tecnologia, Sogin foi pioneiro em sequenciar o material genético das esponjas. Ele comparou o gene da esponja com diversos animais e depois de um longo trabalho descobriu-se que as esponjas estavam na base na arvore evolutiva dos animais.

O que sabemos é que as esponjas foram os primeiros animais pluricelulares, evoluídos a partir de seres unicelulares como os protistas. A teoria colonial afirma que os metazoários evoluíram a partir de protistas flagelados, essa teoria é sustentada pelo fato da parede dos poríferos e cnidários possuírem as mesmas células monociliadas presentes nos protozoários, como também, os coanócitos dos poríferos. Se as esponjas são mesmo nosso ancestral em comum, o que para mim é pouco provável, é inevitável surgirem outras perguntas a serem respondidas, como esses seres aparentemente tão simples sem tecidos verdadeiros descendentes de protozoários evoluíram para os metazoários complexos? A diversidade de animais existente precede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com