TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artropodes

Projeto de pesquisa: Artropodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Animais invertebrados do filo Arthropada portadores de apêndices locomotores articulados em números par. Constituem os grupos mais bem sucedidos de todo os animais possuindo uma variedade de espécies e indivíduos e o mais numeroso dentre de todos os reinos. Possuem tubo digestivo completo um corpo protegido pelo exoesqueleto, desenvolvimento embrionário triblásticos celomados, tubo digestivo completo, sistema nervoso ganglionar, sistema excretor tubos de Malpighi, órgãos reprodutores desenvolvidos. Este trabalho da ênfase na classe dos crustáceos e dos insetos aquáticos.

Os crustáceos apresentam grande diversidades de forma e tamanho o corpo dividido em cefalotórax e abdome possui uma crosta que o protege é composto por um exoesqueleto volumoso e bem desenvolvido. Os principais representantes dessa classe são os camarões, as lagostas, os caranguejos e os siris, todos com 5 pares de patas ou seja decápodes possuindo dez patas.Sendo o numero de patas uma boa forma para classificá-los temos os decápodes que possuem dez patas e os isópodes crustáceos que apresentam varias patas, todas semelhantes. Um exemplo de isópodes seria o Tatuí.O menor crustáceo existente é a pulga-d’água, é tão pequena que mal pode ser vista a olho nu; já o maior deles é o caranguejo.

Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos. Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.

O Filo Arthropoda (Artrópodes)

Posição Sistemática

Reino: Animalia

Sub reino: Metazoa

Filo Arthropoda

Classe: Crustacea

Classe: Insecta

Artrópodes o nome já diz patas articuladas eles possuem uma carapaça protetora externa que é formada pela quitina e carbonato de cálcio. Quando os artrópodes crescem eles passam por um processo de muda que é abandonar o esqueleto velho pequeno fabricando outro maior. As patas articuladas foram feitas especialmente para nadar, correr, saltar segurar presas e alimentos, copular, transportar ovos, defendendo se.

A prova indiscutível de que os artrópodes constituem os grupos mais bem sucedidos de todos os animais já aparecidos na terra é o seu numero extraordinário, o filo dos artrópodes é o mais numeroso de todos os reinos Metazoa mais de 800mil espécies.

As principais características dos Artrópodes e que eles possuem membros locomotores articulados em um numero par, corpo protegido por um rígido exoesqueleto, tubo digestivo completo com glândulas salivares, maioria com respiração traqueal, contudo os de ambiente aquático respiração branquial, o sangue circula primeiramente por vasos e, a seguir, é projetado para lacunas no meio dos tecidos, de onde volta depois para os vasos. O sangue tem características mistas de sangue e linfa, a excreção se faz por meio dos tubos de malpighi na maioria deles.

Possuem o sistema nervoso ganglionar, ventral bem desenvolvido.Alguns sofrem metamorfose durante o seudesenvolvimento. Os artrópodes e um dos filos mais desenvolvidos.

Classe Crustacea

A palavra crustáceo origina-se do latim, onde crusta significa carapaça dura.Há uma variedade muito grande de animais, possuindo o maior grupo de espécies encontradas. Devido está variedade eles se adaptam a qualquer habitat. São animais que apresentam corpo segmentado, embora em caranguejos ela não exista. São essenciais para a polinização de muitas plantas e são também utilizados como alimento e para a produção de produtos como a seda, o mel e a cera.A cutícula de revestimento desses animais é formada por proteína e quitina, que é um polissacarídeo nitrogenado (C8h68O5N) insolúvel na água, álcool, alcalis, ácidos diluídos, ou pelos sucos digestivos de outros animais.

Eles possuem esqueleto bastante rígido limitando o tamanho desses animais. Os insetos possuem um par de antenas, três pares de patas têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e respiração traqueal.Os crustáceos possuem quatro antenas, cinco ou mais pares de patas, têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome, excretam por glândulas verdes ou antenas e têm respiração branquial.

Os crustáceos são animais invertebrados e pertencem à classe dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres que possuem pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. O filo dos crustáceos apresenta a maioria das espécies em ambiente marinho possuindo uma grande variedade morfológica. O exoesqueleto dos crustáceos são bem desenvolvidos e compostosde carbonato de cálcio, que forma uma crosta protegendo o corpo e a quitina que impedi que o animal perca água, o que poderia desidratá- lo. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos e tatuzinhos.

O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.Em geral são carnívoros ou onívoros. Durante a vida do animal ocorre periodicamente a muda. Um novo exoesqueleto se desenvolve embaixo do antigo e depois se solta dele, exoesqueleto antigo se rompe e o animal sai do revestimento. O exoesqueleto que se formou permite o crescimento do crustáceo por um período devido a sua flexibilidade. Depois o exoesqueleto endurece, interrompendo o crescimento.

Eles locomovem pelo movimento dos apêndices sendo animais nadadores, adaptados para realizarem diferentes funções dependendo do grupo. A maioria se alimentam de plânctons e detritos. Possuindo respiração braquial. As brânquias são os principais órgãos para a manutenção osmótica. Os olhos são de dois tipos: medianos e compostos. O mediano é característico da larva e pode ou não persistir no adulto. Os ocelos são compostos de células fotorreceptoras. O olho mediano serve para orientação. Os crustáceos possuem2 pares de antenas ,1 par de mandíbulas,2 pares de maxilas.

Nos ambientes aquáticos os Microcrustáceos formados pelos copépodes, anfípodas e o krill, tem papel fundamental nas teias alimentares. Formam o chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com