TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Esportes Aquáticos

Dissertações: Atividade Esportes Aquáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS

1) Pode-se dizer que desde a Pré-história o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

R: O meio líquido está presente no desenvolvimento da raça humana desde os primórdios, onde foi obrigado a utilizá-lo como meio de fuga quando ameaçado por predadores, como refúgio para sobreviver, pois a fartura de alimentos provenientes da terra e animais ficavam aos redores de rios e lagos, além do próprio alimento presente no meio líquido, também ocorreu a necessidade aprender a se locomover nesse meio devido ao fato de se tornarem obstáculos quando necessitava se deslocar para outros territórios. Pode-se dizer que a intimidade do ser humano com o meio líquido se inicia dentro do ventre materno onde seu conforto se resume a esse meio, a água e o ser humano sempre estarão unidos de todas as formas, sobrevivência, convivência e também prazer.

2) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação.

R: O ato de nadar sempre esteve presente na vida humana, nos anos de 500 – 338 a.C., principalmente na Grécia, nadar, segundo Platão, era uma forma de demonstrar o nível de sua educação, como também o ato de ler, já em Atenas, além de demonstrar a formação completa do indivíduo, utilizava-se a prática durante a preparação para a guerra, como também era realizado com os soldados espartanos, de forma que toda manhã eram levados à água para fortalece-los, garantindo melhores resultados na guerra e no Egito nadar era indispensável na educação pública, como também em Roma, onde eram consideradas inferiores as pessoas que não sabiam nadar, já que o nado, entre outros, fazia parte dos exercícios físicos praticados. No século 5º d.C. houve a queda do Império Romano, com isso, veio a diminuição do ato de nadar, devido as fortes crenças de que doenças e pestes eram contraídas na água, com isso as atividades nela com o objetivo de desenvolvimento físico quase desapareceram adiando o desenvolvimento da natação, onde retomou o interesse através de publicações ensinando a nadar nos séculos 15 e 16 no período da Renascença, que também ocorreu a regulamentação da natação por Luís XVI onde fez da França um lugar com alto crescimento da atividade. Em 1830 começaram a utilizar o nado na formação de crianças, como no projeto Guts Muths, que adaptava um cinturão no aluno que realizava os exercícios antes feitos em terra, seguindo a mesma linha de desenvolvimento na primeira metade do século 19, em Londres ocorreu a aprimoramento da natação como esporte, e a primeira participação dele em Jogos Olímpicos foi em 1896 em Atenas.

3) Qual a importância do ensino histórico do nadar e da natação para o desenvolvimento do conteúdo “atividades aquáticas”?

R: A importância de se ter o conhecimento histórico do tema se dá ao fato de conhecer como o esporte natação e o ato de nadar se desenvolveu nas culturas humanas e como a sua valorização se moldou e a atividade se aperfeiçoou até os dias atuais, sem o conhecimento histórico não se sabe o porquê e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com