TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE ESPORTE

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

RONE JONANTHAN PEREIRA DE MELO

R.A. 1129859

TÍTULO DO TRABALHO

ATIVIDADE DE ESPORTES I

[pic 3]

PALMAS - TO

2013

QUESTÃO I

Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores.
Para uma atividade física ser classificada como esporte, ela deve ocorrer sob um conjunto particular de circunstâncias. Onde a participação em atividades físicas pode acontecer em situações que vão do informal e desestruturada ao formal e organizada. Por exemplo, dois amigos decidem espontaneamente “arremessar a bola de basquete” na cesta, isso é obviamente diferente de um jogo de campeonato entre duas equipes, no qual há um resultado e regras específicas que devem ser cumpridas, daí a presença de um árbitro e auxiliares. Mas ambas as situações envolvem uma atividade física descrita como o basquete. Serão eles ambos esportes? Se a nossa definição não diferenciar o que ocorre no bate bola dos dois amigos com o que ocorre em um ginásio esportivo, teremos dificuldades para relacionar o esporte com a sociedade. A natureza e as consequências dessas duas atividades são diferentes. E a definição deve refletir as diferenças na qual as
modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário. Também podemos definir esporte como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física, competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para uma inclusão social. 

Esporte na escola é aquele que é assumido, trazido de fora, para ser trabalhado dentro da escola com rendimento máximo e identificação de talentos, onde o professor assume o papel de treinador e os alunos tornam-se seus atletas. Estas são características do esporte "na" escola, simplesmente reproduzido no ambiente escolar com as características do rendimento onde o esporte na escola é um prolongamento da própria instituição esportiva. Já o esporte da escola é o esporte que a escola assume conforme os princípios de sua filosofia pedagógica e o adapta ao processo educacional. São os princípios pedagógicos a referência, na qual a eles o esporte deve se submeter. Sendo assim o esporte da escola será, obrigatoriamente, sempre educacional, isto é, ele é um elemento integrante da grade curricular das práticas pedagógicas, como todos os outros elementos do processo escolar educacional. No qual o esporte não pode ser uma atividade periférica na ordem escolar. A questão maior é saber que tipo de educação se pretende desenvolver no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com