TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Biologicos

Artigos Científicos: Atps Processos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS Processos Biológicos

(Ciclos Biogeoquímicos / Química da Água)

Relatório apresentado para composição

da nota referente ao 1º Bimestre da

disciplina de Processos Biológicos.

Sumário

Fluxograma do Ciclo Biogeoquímico da Água/Fósforo..........................................................................................02

Fluxograma do Ciclo Biogeoquímico do Carbono/Nitrogênio...............................................................................03

Relatório Etápa 0 1.................................................................................04

Relatório Etápa 02..................................................................................04

Conclusão...............................................................................................06

Referência Bibliografia...........................................................................06

Etapa 1

Quando no texto diz “A visão de uma natureza equilibrada capaz de resistir a tudo não mais faz parte do pensamento moderno” me faz pensar que muitos fatores ocorreram, coisas que é reflexo de um passado onde o homem modificava o meio ambiente sem pensar no futuro, não existia um “pensamento sustentável”... o que hoje nos traz um desiquilíbrio ambiental sem volta.

O grande problema é que nos dias de hoje ainda existem pessoas que acham que desiquilíbrio ambiental não é ocasionado pela intervenção humana e sim um ciclo natural da natureza, e acham que sustentabilidade é puro marketing...

Quanto menos o homem intervir nos ciclos biogeoquímicos menos desiquilíbrio acontecerá no meio ambiente.

Etapa 2

Química da água

A aguá é um líquido de valor incalculável, de grande importância para o planeta, pois é imprescindível para todas as coisas ou seja dependemos da água para sobreviver.

Mas com o aumento da população e da industrialização, mas com o passar do tempo fica mais difícil encontrarmos fonte de água potável confiável.

Há muito tempo já se vem usando bioindicadores que ajudam a fazer avaliações de impactos ambientais, descarga de esgoto doméstico e efluentes, etc, são essas bactérias indicadoras que ajudam o homem na realização dos testes de qualidade.

Dentre os quais estão :

Enterococos: São mais indicados para águas salinas pois conseguem sobreviver na presença de 6,5% de cloreto de sódio, em ph 9,6 e em ampla faixa de temperatura(de 10ºC à 45ºC). As maiorias dessas espécies são de origem fecal humana. Como indicador de contaminação fecal, sua presença evidencia inadequação das práticas sanitárias.

Escherichia cole: Faz parte da microbiota intestinal do homem e outros animais de sangue quente. Estes microrganismos quando detectados em uma amostra de água fornece evidência direta de contaminação fecal recente, e por sua vez podem indicar a presença de patógenos entéricos. Atualmente esse é o melhor detector de bactérias fecais na contaminação da água potável, pois é barato, sensível e fácil de utilizar.

Leveduras: São microrganismos predominantemente unicelulares, não móveis, na sua maioria saprófitos e alguns parasitas oportunistas, essas são comuns em ambientes subtropicais, água do mar, estuários e água doce. O crescimento e distribuição de leveduras, ocorre na presença de poluição ou de algas e podem alcançar mais de mil células por litro.

Quase toda a água do planeta esta concentrada nos oceanos, só uma fração muito pequena, cerca de 2% de toda a terra esta diretamente disponível ao homem.

Em 29 países não a água disponível para toda a população, segundo a ONU em 2050 cerca de 50 países não terão água suficiente para toda a população.

No nosso país existem grandes reservas de água superficiais, mais que a metade da água doce da américa do sul, talvez por isso haja tanto desperdício de água. O problema do Brasil é que os serviços de águas residuais são menos desenvolvidos do que os serviços de abastecimento de água.

Nos países desenvolvidos eles conseguem atender toda a população levando água potável para todos. A poluição das águas deve-se à maneira que a população esta organizada desfrutar de suas riquezas naturais e progredir. Em alguns países em desenvolvimento a poluição é resultado da pobreza, ausência de educação e o descaso do poder público.

Nesses países ainda podemos encontrar áreas com precárias condições de saneamento onde a água é responsável por inúmeros tipos de doenças.

Um estudo feito no Rio de Janeiro fala sobre o abastecimento de água que é feito para 67,29% dos domicílios através da rede geral e o restante 32,27% é abastecido por poços de nascentes.

A região possui uma rede coletora de esgotos que não atende toda a população, a maioria descarta a água em córregos que passam por toda a região. Outro estudo mostrou que a qualidade de água de poço e de rede consumidas na região apresentava mais de 50% de contaminação por coliformes fecais, 100% das amostras de água de rede das duas regiões (Duque de Caxias e São Gonçalo) apresentaram concentração de alumínio acima do normal, essas não conformidades apresentam riscos a saúde da população.

Conclusão

Observando todos esses estudos sobre a química da água, sobre sua necessidade de ser controlada com um uso consciente e correto, passamos a pensar mais no que diz sustentabilidade, criando novos conceitos e costumes.

Que no nosso país o poder público venham criar novos programas sanitários, que exista mais tratamento de resíduos industriais e doméstico e que a população se conscientize de uma modo geral. Já temos bioindicadores que nos ajudam a “diagnosticar” a qualidade da água mas bom seria se não precisássemos usá-los, seria bom se todos fizessem sua parte para termos uma boa água e qualidade de vida melhor pois sabemos que se a qualidade da água não for boa, esta pode nos trazer varias doenças e em casos mais graves acarretam até em morte.

Referências Bibliográficas:

• Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(3): 651-660 mai-jun, 2001.

• Monografia: Microrganismos Indicadores de poluição fecal em recursos

hídricos – Autora: Paula Brasil Duarte

• http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia.

• http://www.grupoescolar.com/pesquisa/os-ciclos-biogeoquimicos.

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »