TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Centro de Diagnóstico Histopatológico no recebimento e emissão de laudos de lesões provenientes de Jataí e municípios pactuados

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Atuação do Centro de Diagnóstico Histopatológico (CEDHIPA) no recebimento e emissão de laudos de lesões provenientes de Jataí e municípios pactuados.

Autores: SILVA PR¹, MIRANDA, CSS¹.

Instituição:

1. Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Regional Jatai, Jataí-GO, Brasil.

E-mail: piskila13@gmail.com

Palavras-chave: Diagnóstico, histopatologia, citopatologia.

Introdução: As doenças/lesões bucais, de pele (quando associadas a manifestações bucais), autoimunes, infecciosas e neoplásicas são os principais fatores que geram a necessidade de atendimento especializado aos pacientes portadores das mesmas. Esse conjunto de lesões têm alta frequência e apresentam diversos fatores de risco incluindo a radiação e agrotóxicos além dos de caráter comum como tabagismo, etilismo, entre outras. Uma vez que o diagnóstico e o tratamento são extremamente importantes para restabelecimento de saúde e função desses pacientes, a investigação por exames tais como punções, esfregaços e biópsias é fundamental. Entretanto, a microrregião Sudoeste II (que tem como cidade sede, Jataí, e envolve nove municípios) é uma área escassa nesse tipo de serviço especializado diante da demanda significativa por análise microscópica das amostras coletadas nos serviços de saúde dessas cidades. É nesse contexto que surge o Centro de Diagnóstico Histopatológico (CEDHIPA), que se faz imprescindível como ferramenta para melhorar o serviço de saúde ao oferecer estrutura física e profissionais especializados no diagnóstico histopatológico desse grupo de doenças que afeta grande número de pacientes no sudoeste goiano. Objetivos: O CEDHIPA tem como propósito o diagnóstico laboratorial por análise citológica, histopatológica e imunoistoquímica das doenças bucais e doenças sistêmicas com manifestações bucais. Relato de experiência: O CEDHIPA atuará no laboratório morfofuncional do curso de medicina, no câmpus Riachuelo da Universidade Federal de Goíás, Regional Jataí. Esse centro realizará análises citopatológicas, histopatológicas e imunistoquímicas das lesões na cavidade oral, no complexo maxilomandibular, dermatológicas, autoimunes, infecciosas e neoplásicas, bem como de lesões sistêmicas com manifestação bucal. Muitas das lesões recebidas nesse centro serão provenientes do Ambulatório de Diagnóstico Estomatológico do Sudoeste Goiano (ADESGO), projeto de extensão da UFG/Jataí que será realizado no Hospital das Clínicas de Jataí. O projeto foi pactuado com demais cidades da região Sudoeste II e, assim, receberá peças provenientes de outras cidades. Resultados: Devido a sua vinculação acadêmica, o centro de diagnóstico, deve prover, mediante a disponibilização de seu acervo, informações e materiais que serão intensamente utilizados no ensino de graduação e pós-graduação, bem como em pesquisa científica. Conclusão: Dessa forma, promoverá retroalimentação constante entre a aplicação direta, o ensino, a análise crítica e a geração de novos conhecimentos relacionados à sua área de atuação, de forma a contribuir para a transformação da realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com