TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficios Do Pilates

Trabalho Universitário: Beneficios Do Pilates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

1. REFERENCIAL TEÓRICO

Deformidades da coluna vertebral podem ocorrer tanto no plano coronal, como sagital. Todas as deformidades da coluna vertebral são classificadas de acordo com a magnitude e direção da curvatura, localização de seu ápice e etiologia. Neste trabalho vamos descrever sobre a escoliose que é um termo descritivo que refere-se a uma curvatura lateral da coluna vertebral (WEINSTEIN 2000).

A escoliose possui sua classificação que se divide em estrutural e não estrutural; a escoliose estrutural é uma curvatura lateral fixa com rotação, quando observada nas radiografias os processos espinhais fazem rotação para a concavidade da curva. A curvatura estrutural mais comum não tem causa conhecida, sendo denominada escoliose idiopática. A escoliose não estrutural pode ser causada pela assimetria de membros inferiores, espasmo ou dor muscular da coluna vertebral por compressão de raiz nervosa ou outra lesão na coluna e, ainda, pelos maus hábitos posturais.

Joseph Humbertus Pilates, nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança que sofria de asma, raquitismo e febre reumática, porem muito determinado em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Joseph utilizou yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental e até os movimentos de animais não fugiram das suas observações sempre com intuito de buscar um melhor condicionamento físico.

Joseph se mudou para a Inglaterra pouco antes da I Guerra Mundial, se sustentando do Box ele foi considerado inimigo do País, então foi preso em um campo de concentração onde se tornou enfermeiro, Joseph Pilates ensinou a outras pessoas seu método de exercícios de cultura física, Pilates usou de inspiração para o seu sistema de equipamento as molas das camas da enfermaria. A técnica de Joseph Pilates só foi reconhecida quando surgiu uma epidemia de gripe e nenhum dos seus internos adquiriu a influenza e os internos dos outros campos adquiriram a gripe. Após a guerra Joseph retornou para seu País de origem onde aperfeiçoou seu método, sendo mais tarde estabeleceu-se em Nova Iorque onde abriu um estúdio no City Ballet.

Pilates busca a capacidade que o ser humano tem de se mover com o conhecimento e domínio do próprio físico, apresentado uma completa coordenação do corpo, mente e espírito, utilizando princípios específicos para promover a integração, que são: concentração, centro de força, fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos. Sem serem repetitivos ou exaustivos os exercícios se adéqua a necessidade de cada individuo.

A estabilidade,a mobilidade, a resistência, a força de alavanca, a articulação e o balanceamento são elementos que sempre serão encontrados no método de Pilates independente da atividade.

Os exercícios são realizados na maioria das vezes na posição deitado com o intuito de reduzir o impacto nas articulações de sustentação do corpo quando na posição ortostática e principalmente da coluna vertebral, com isso permite recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares.

A técnica de Pilates pode ser aplicada no solo ou no aparelho, ambas consistes em exercício para estabilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com