TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioenergia

Resenha: Bioenergia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Bioenergia é um termo amplo que se refere a qualquer forma de energia renovável produzida a partir de materiais derivados de fontes biológicas. Este engloba não só os biocombustíveis líquidos para os transportes, mas também a biomassa sólida e o biogás; cada um dos quais pode cumprir diferentes funções para as comunidades africanas.

Os biocombustíveis líquidos fornecem uma maneira econômica e ambientalmente sustentável para os países reduzirem sua dependência em importações de combustíveis fósseis. No entanto, o biogás pode também ser usado para gerar eletricidade em micro redes e em projetos de eletrificação rural fora da rede, e ambos são componentes essenciais nos fogões limpos que fornecem uma alternativa saudável à biomassa tradicional.

PANGEA apoia todas essas tecnologias interligadas, e trabalha para aumentar a

conscientização do potencial multifacetado da bioenergia..

Biocombustível líquido refere-se a qualquer fonte de combustível líquido derivado de matéria orgânica, ao invés das convencionais fontes fósseis. Eles fornecem uma significativa diminuição de gás de efeito estufa quando usados como alternativa aos combustíveis fósseis, e nesse sentido foram priorizadas pela União Europeia.

Existem dois principais tipos de biocombustíveis líquidos – o etanol e o biodiesel – ambos produzidos na África.

O etanol é produzido através da fermentação de açúcares, amidos, ou de celulose, e pode ser misturado com qualquer percentagem de gasolina para fornecer combustível para o transporte. As matérias-primas mais populares para os governos africanos têm-se revelado o sorgo-doce e a cana-de-açúcar, graças à sua sustentabilidade.

O biodiesel é produzido a partir de óleos ou gorduras através de um processo de transesterificação, e a partir de uma vasta gama de matérias-primas possíveis: gorduras animais, óleos vegetais, soja, pinhão manso, girassol e óleo de palma. Como combustível pode ser utilizado em qualquer motor diesel, quando combinado com diesel mineral. Pinhão manso (jatropha curcas) tem sido a matéria-prima mais escolhida para os produtores africanos, embora muitos tenham sido decepcionados pelo rendimento e pelo seu complexo processo de criação.

Para os governos africanos, os benefícios econômicos da produção de biocombustíveis líquidos são duas. Em primeiro lugar, que permitem reduzir a dependência de caros e importados combustíveis fósseis, e em segundo lugar fornecem uma valiosa mercadoria a ser exportada para o mercado internacional, aumentando ainda mais o bem-estar econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com