TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Bioenergia

Por:   •  17/11/2019  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ANA CAROLINE SANT’ANA

 

BIOENERGIA

TRABALHO ACADÊMICO APRESENTADO À DISCIPLINA DE MICRO BIOLOGIA, DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS PALMAS.

PROFESSOR: RICARDO APARECIDO

PALMAS

2018

INTRODUÇÃO

À medida que cresce o tamanho da população mundial, cresce quase de forma proporcional a demanda por novas fontes de energias capazes de suportar o crescimento da população mundial, atendendo novas demandas energéticas que surgem a cada dia.
É justamente essa busca incessante de matéria-prima como fonte de energia que desencadeou uma “corrida” pelo desenvolvimento de tecnologias que possam suprir as demandas energéticas. Bioenergia é um termo amplo que se refere a qualquer forma de energia renovável produzida a partir de materiais derivados de fontes biológicas.

A Bioenergia é obtida de fontes naturais e pode ser chamada de energia renovável e energia alternativa.

O uso de microrganismos com a finalidade de obter produtos que venham beneficiar e melhorar o estilo de vida do homem são parte da civilização desde o início dos tempos .Bioenergia possui distintos exemplos de energia que são obtidas a partir de biomassa, tais como, o etanol que é produzido com início da cana de açúcar, éster que é produzido com óleos vegetais como do dendê, da mamona etc.

As indústrias já utilizam este recurso, como fermentação alcoólica, as leveduras são os microrganismos comumente utilizados, são empregados na indústria têxtil onde as enzimas são capazes de melhorar a qualidade dos tecidos; na indústria de polpa e papel, fazem o despolpamento biomecânico e agem no branqueamento do papel, entre outros tipos de utilização de microrganismos.

Entretanto pesquisadores da Embrapa Agroenergia localizada no Distrito Federal operam para o desenvolvimento de uma tecnologia para obter e transformar o que deve ser a matéria-prima mais utilizada na economia. Os cientistas estão trabalhando em engenharia genética de microrganismos que atuam como biofábricas, onde os microrganismos iram atuar de forma para que desconstruam a parede celular de vegetais e entre outros modos de atuação.

Para a produção de bioenergia estão sendo utilizados fatores que se tratam de açúcares contidos em folhas, caules, bagaços e outras partes de diferentes vegetais, que está sendo conhecida como biomassa. A busca de microrganismos que produzam enzimas que degradam celuloses destaca-se os microrganismos endofíticos como possíveis produtores dessas enzimas, devido a sua interação com as plantas.

Detectou-se que é de suma importância a utilização de bioenergia, pelo grande fato de ser menos poluente, hoje nossa fonte de energia é finita onde extrai-se combustíveis fosseis, e essa nova tecnologia de bioenergia pode nos proporcionar um grande salto e uma continuidade na demanda energética, na qual verificou-se que o uso destes pode nos oferecer um aumento de matéria prima e essencialmente de enzimas capazes de modificar a matéria em energia, além de uma grande vantagem para o meio ambiente do Brasil, pois hoje apenas 46,1% da energia produzida é energia renovável e o uso da biomassa representa hoje 27,6% do consumo total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com