TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioética

Artigo: Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução á Bioética

A partir das diferenças conceituais entre moral: entendida como o conjunto de normas e determinações adquiridas pelo comportamento humano, ou seja, o modo que é aprendido na convivência social, e ética: entendida como ciência do comportamento moral dos homens na sociedade, a bioética vem ser a apuração dessas teorias, em relação á pratica e aos atos que intervêm na vida humana. Assim, a bioética entra na história como um capitulo da ética, estabelecendo uma ponte entre a grande tradição histórica da ética e os desafios levantados pela biotecnologia e biomedicina. Na bioética são feitas pesquisas e práticas multidisciplinares, onde busca a refletir a cerca das soluções de questões éticas que são provocadas principalmente pelo avanço da tecnologia biomédica.

São várias as questões que a bioética abrange, entre elas as mais polêmicas são: a fertilização in vitro dos seres humanos, o aborto, a eutanásia, células-tronco embrionárias e etc...

São os cinco princípios da Bioética:

• Autonomia – Requer do profissional o respeito á vontade, o respeito a crença, respeito aos valores morais do paciente, reconhecendo o domínio do sujeito sobre sua própria vida e o respeito á sua intimidade.

• Beneficência – Ponderação entre riscos e benefícios, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos.

• Não – Maleficência – Assegura que sejam minorados ou evitados danos aos sujeitos a pesquisa ou pacientes. O profissional da saúde se não poder fazer um bem tratando um paciente, ao menos deve evitar causar-lhe mal.

• Justiça – Exige igualdade na distribuição de bens e benefícios no que se refere ao exercício da medicina ou outra área da saúde.

• Proporcionalidade – Procura o equilíbrio entre os riscos e benefícios, visando ao menor mal e ao maior benefício ás pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com