TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botulismo

Projeto de pesquisa: Botulismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

As modificações ocorridas no tempo e espaço fizeram com que o homem sentisse a necessidade de observar melhor os sinais e sintomas de algumas doenças que até então acometiam alguns indivíduos e até populações inteiras.

Algumas dessas doenças invadiam grandes territórios e até países se tornando pandemias, pois sem ter o conhecimento de suas causas tornava se impossível sua extinção antes de sua disseminação.

O Botulismo foi primeiramente descrito na Alemanha no século XVIII, após um surto associado a ingestão de salsicha de produção doméstica de onde se originou o nome Botulos em latim significa salsicha.

A primeira manifestação comprovada da doença no Brasil foi na década de 50, sendo que as primeiras notificações só foram realizadas em 1999.

O Botulismo é uma doença de origem alimentar, causada pela toxina da bactéria clostridium botulinum.Os surtos e casos de doenças vinculadas a alimentos passou a exigir maior investigação sobre a forma de produção preparo e distribuição de alimentos, levando em consideração estudos ambientais das áreas de produção,

Já que as infecções podem ocorrer nas fazendas onde foram produzidos os alimentos, os estabelecimentos comerciais, as indústrias, os fornecedores de refeições coletivas e até a forma de transporte de animais vivos e gêneros alimentares também podem propiciar o desenvolvimento da doença.

Objetivo

O objetivo do presente trabalho é através de uma revisão da literatura, nos tornar conhecedores das doenças desde seu antepassado até sua situação atual, suas causas e fatores desencadeantes, a fim de nos tornarmos capazes de desenvolver medidas preventivas e profiláticas direcionadas de acordo com necessidade de cada uma delas.

Botulismo

Segundo VRANJAC et al,2005 o botulismo, uma doença neuroparalítica potencialmente letal, é causada por ingestão de neurotoxinas presentes em alimentos previamente contaminados com a bactéria Clostridium botulinum.A doença é considerada uma intoxicação alimentar quando causada por ingestão dos esporos do Clostridium botulinum , uma toxiinfecção quando ingerida a bactéria ativa, posteriormente produzindo esporos. É uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina.

 Clostridium botulinum é uma bactéria(bacilo Gram positivo),comumente encontrada em forma de esporo.

 Anaeróbio.

 Podem sobreviver por mais de 2 horas a uma temperatura de 100 °C.

 São sete tipos; A,B,C,D,E,F e G,onde os tipos A,B,E,F e G, atingem o homem.

 Toxina mais venenosa.

As fontes de infecção para o botulismo de uma forma geral são: solo (terra e água), vegetais, frutas e peixes. A contaminação se dá por embutidos fora da refrigeração e alimentos enlatados recontaminados ou com processamento térmico inadequado. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com