TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças botulismo

Seminário: Doenças botulismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

 Botulismo

Agente etiológico

Clostridium botulinum.

Hospedeiro (s)

O ser humano e animais.

Formas de contágio

O modo de contágio ainda não está definido; não se sabe se a pele é invadida por bactérias vindas diretamente do ambiente ou de algum local contaminado do corpo, via sistema linfático.

Sintomas da doença

Presença de manchas avermelhadas na pele, produzida pelas toxinas bacterianas. O quadro é, com frequência, acompanhado de febre alta.

Tratamento

Como tratamento empregam-se antibióticos específicos.

Dados sobre a descoberta da doença

A descoberta só foi reconhecida nos EUA em 1899. O interesse em torno do botulismo não cessou desde os dias da sua descoberta. A toxina do botulismo, mais recentemente, foi incriminada na síndrome da Guerra do Golfo, uma vez ter entrado nas inoculações feitas aos soldados.

Estatísticas

Em março de 2011, no Norte de Santa Catarina foram registradas mortes por suspeita de Botulismo, possivelmente causadas por ingestão de mortadela contaminada pela toxina botulínica.

 Meningite

Agente etiológico

Os agentes podem ser Neisseria menigtidis, Hemophilus influenzae ou Streptococcus pneumoniae.

Hospedeiro (s)

O ser humano.

Formas de contágio

A contaminação dá-se pelas vias respiratórias, por inalação de partículas contaminadas por saliva ou secreção nasal de portadores da bactéria, que podem não apresentar os sintomas da infecção.

Sintomas da doença

As bactérias provocam inflamação das meninges, produzindo febre alta, dores de cabeça intensas, rigidez do pescoço e vômitos, podendo levar à morte.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos específicos.

Dados sobre a descoberta da doença

Surto de meningite foi gravado primeiramente em Genebra em 1805. Gaspard Vieusseux e Andre Matthey em Genebra e Elisa North em Massachusetts, descreveram a epidemia meningite (meningocócica). Várias outras epidemias na Europa e Estados Unidos foram descritas logo depois.

Estatísticas

Estima-se que dos 1.2 milhões de casos de meningite bacterianas, (meningocócicas, pneumocócicas), 135.000 são letais. Isso ocorre principalmente em crianças (até quatro anos) e adolescentes.

No Brasil de acordo com o Ministério da Saúde, 2.983 casos foram registrados em 2010, com 605 mortes.

 Brucelose

Agente etiológico

Causada pro bactérias do gênero Brucella.

Hospedeiro (s)

Gado bovino, suíno, ovino, caprino e outros animais, como cães.

Formas de contágio

Contato com tecidos, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados, placenta (grande fonte de infecção), ingestão de leite cru e derivados provenientes de animais infectados, acidentes em laboratórios e da prática vacinal.

Sintomas da doença

Os sintomas são calafrios e febre, dor de cabeça intensa, dores generalizadas pelo corpo, sensação de mal-estar, diarreia, dores musculares e dor no pescoço.

Tratamento

O tratamento da brucelose tem como base a associação de antibióticos (tetraciclina, gentamicina, doxiciclina) e deve ser mantido por seis semanas.

Dados sobre a descoberta da doença

A brucelose foi descoberta, no final do 19, na Ilha de Malta, pelo médico inglês David Bruce. A febre atingiu soldados ingleses que lá estavam. O contágio ocorreu pelo consumo de leite de cabra contaminado.

Estatísticas

O Brasil tem 4 milhões de animais com brucelose, segundo ministério. Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul são, respectivamente, as regiões com maior incidência da doença, que chegou ao Brasil no início do século 20, quando se importou gado contaminada com a bactéria da brucelose.

 Febre reumática

Agente etiológico

Streptococus pyogenes e outros estreptococos.

Hospedeiro (s)

O ser humano.

Formas de contágio

A contaminação dá-se pelas vias respiratórias, por inalação de partículas contaminadas por saliva ou secreção nasal de portadores da bactéria.

Sintomas da doença

Os sintomas são dores nas juntas (artrite migratória), sopro cardíaco, quando há comprometimento das válvulas do coração, inflamação no músculo do coração (cardite), movimentos descoordenados dos membros (coreia) em consequência de inflamação no cérebro, manchas avermelhadas na pele (eritema marginado); Nódulos subcutâneos, febre baixa (37,5º C), prostração, inapetência e falta de ar.

Tratamento

O tratamento inclui repouso absoluto no leito e o uso da penicilina benzatina (ou da eritromicina para os pacientes alérgicos à penicilina), de anti-inflamatórios e de analgésicos. Quando há comprometimento cardíaco, a intervenção terapêutica precisa ser mais agressiva.

Dados sobre a descoberta da doença

Não se sabe realmente à descoberta.

Estatísticas

A febre reumática é uma doença que mata quase 250 mil pessoas por ano no mundo. No Brasil, são mais de 15 mil internações a cada ano. A doença é a maior responsável por cirurgias cardíacas em crianças. Isso porque a doença atinge principalmente crianças entre três e 14 anos.

 Peste

Agente etiológico

O agente é Yersinia pestis.

Hospedeiro (s)

Roedores silvestres e sinantrópicos (Rattus rattus, Mus musculus) e os logomorfos (coelhos e lebres).

Formas de contágio

Adquire-se a bactéria pela picada de pulga-do-rato (Xenopsylla cheopis) contaminada ou por ferimentos e arranhões causados por animais infectados (cães ou gatos).

Sintomas da doença

Os sintomas são inchaço dos linfonodos das virilhas e axilas, acompanhado de febre.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos específicos.

Dados sobre a descoberta da doença

A peste ficou conhecida na história como uma doença responsável por uma das mais trágicas epidemias que assolaram o mundo Ocidental. Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física.

Estatísticas

No período de 1977/1991 foram registrados 14.752 casos de peste humana em todo o mundo, com cerca de l.391 óbitos (9,42%). Apenas em 1983 registraram-se 40 casos de peste humana no sudoeste dos EUA, o maior número desde 1920.

 Tifo epidêmico

Agente etiológico

Causado pela bactéria Rickettsia prowazekii.

Hospedeiro (s)

O ser humano.

Formas de contágio

É transmitida pelas fezes do piolho do corpo humano (Pediculus humanus), que penetram no organismo do homem, quando ele coça o local da picada ou quando, depois de secas, invadem o trato respiratório e os olhos.

Sintomas da doença

Os sintomas são febre alta e persistente por cerca de duas semanas e manchas vermelhas no corpo devido a hemorragias subcutâneas provocadas pela entrada das bactérias nas células da parede dos vasos sanguíneos.

Tratamento

Consiste na utilização de antibióticos (clorafenicol e tetraciclina) e em cuidados de suporte para aliviar os sintomas.

Dados sobre a descoberta da doença

O tifo foi uma importante causa de epidemias antes da Segunda Guerra Mundial. Atingia particularmente os exércitos em campanha e as populações prisionais. Alguns historiadores acreditam que foi o tifo a doença misteriosa que atingiu Atenas no século de Péricles (430 a.C), um evento associado ao declínio dessa grande cidade-estado.

Estatísticas

Sem tratamento, a morte pode ocorrer em 10 a 60% dos pacientes portadores de tifo epidêmico. Pacientes acima dos 60 anos correm maior risco de morte. Obs.: Não há estatísticas claras.

 Antraz

Agente etiológico

Causada pelo Bacillus anthracis

Hospedeiro (s)

O ser humano e animais.

Formas de contágio

A contaminação dá-se pela inalação ou ingestão de grande quantidade de esporos, geralmente presentes no solo.

Sintomas da doença

Os sintomas da doença Antraz costumam aparecer de um a seis dias a partir a contaminação. Normalmente, há um aparecimento dos sintomas, uma melhora deles e depois uma piora. Os sintomas irão variar de acordo com o modo em que a doença foi pega.

Após 24 horas ou 48 horas após o contágio, a infecção acaba produzindo um caroço que provoca uma coceira, tendo um aspecto parecido com uma picada de inseto. Raramente ocorre morte pelo contágio com a bactéria.

Na forma gastrointestinal, a doença se manifesta com uma inflamação aguda do trato intestinal. Isso causa sintomas como: náusea, perda de apetite, vômitos, febre seguida de dor abdominal, vômitos sanguinolentos, e diarreia severa.

Tratamento

O tratamento da doença se dá pela administração de antibióticos e em casos da doença não ser tratada o risco de morte é bem alto.

Dados sobre a descoberta da doença

A doença antraz é causada por uma bactéria – Bacillus anthracis, descoberta em 1885 em animais mortos de carbúnculo, uma doença encontrada principalmente em herbívoros, como a vaca e a ovelha.

Estatísticas

Não há estatísticas definidas.

 Pneumonia bacteriana

Agente etiológico

O agente é a bactéria Streptococcus pneumoniae.

Hospedeiro (s)

O ser humano.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »