TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos clínicos de botulismo

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

CASOS CLINICOS

Criança de sete anos chegou ao primeiro hospital, queixando-se de irritação ocular, ptose palpebral, edemas, flacidez no pescoço, disfagia e lábios secos; O tratamento recebido foi de penicilina e dipirona em gotas, logo em seguida foi liberado. Não tendo melhorado este mesmo foi para um segundo hospital, neste hospital suspeitaram do botulismo, mas para terem certeza pediram para que o paciente passa-se por alguns exames; sendo estes a eletroneuromiografia: sendo um exame que avalia a reação motora, a analise microbiológica do lavado gástrico: será analise de tudo o que foi digerido pelo paciente, e a analise da microbiologia da raspagem dos ferimentos: é analise da raspagem do ferimento. (SIKUSAWA 2002).

O botulismo infantil ocorre pela ingestão de esporos de Clostridium botulinum presentes no mel, os sintomas  de um lactante seria, a prisão de ventre,paralisia muscular sendo face e os membros inferiores e superiores e em seguida a paralisia dos músculos respiratórios. Isso ocorre por que a flora microbiana do recém nascido é imatura. Nos adultos os sintomas são aumentados como, por exemplo, boca seca, visão dupla, queda das pálpebras e incapacidade para focas os objetos próximos, podem ter também, náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia.                               (LUCENA 2006)

Algumas crises de botulismo ocorreram na Argentina no período de 1980 e 1989, onde houve a contaminação através de alimentos com esporos da bactéria tanto nas frutas e vegetais como nas carnes vermelhas e peixes. No Brasil, houve casos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, totalizando 125 casos entre 1979 e 2002 de contaminação por botulismo e 75 óbitos devido ao botulismo. (DEBONI 2008)

O diagnostico é bem simples, pois quando ocorrer à contaminação em duas ou mais pessoas da mesma família classifica-se como botulismo alimentar. Mas se for confirmada a presença de toxinas no sangue ou se a bactéria cresce em uma amostra um meio de cultura de tecido lesionado, teremos o botulismo por feridas. Se as toxinas liberada pela bactéria ou até mesmo a própria for  encontrada em amostra de fezes de um  bebe, teremos o botulismo infantil. (JUNQUEIRA 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (121.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com