TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ECOSSISTEMA

Ensaios: CONCEITO DE ECOSSISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  381 Visualizações

CONCEITO DE:

Um ecossistema é uma comunidade de seres vivos cujos processos vitais estejam relacionados entre si. O desenvolvimento destes seres vivos tem lugar em função dos factores físicos do meio que partilham.

Os ecossistemas reúnem todos os factores bióticos (plantas, animais e microorganismos) de uma área bem como os factores abióticos do meio envolvente. Trata-se portanto de uma unidade composta por organismos interdependentes que formam cadeias tróficas ou alimentares (a corrente de energia e de nutrientes estabelecida entre as espécies de um ecossistema relativamente à respectiva nutrição).

A noção de ecossistema surgiu na década de 1930 para explicar a complexa interacção entre os organismos, os fluxos de energia e materiais, e a comunidade onde vivem.

Quanto maior é o número de espécies (isto é, maior biodiversidade), maior é a capacidade de recuperação apresentada pelo ecossistema. Isto é possível graças às melhores possibilidades de absorção e redução das alterações ambientais.

O conceito de habitat tende a ser associado ao de ecossistema. O habitat é o espaço físico do ecossistema, uma região que oferece as condições naturais necessárias para a subsistência e a reprodução das espécies.

O nicho ecológico, por sua vez, é o modo de vida em que um organismo se vincula aos factores bióticos e abióticos do meio através de diversas condições físicas, químicas e biológicas.

É importante ter em conta que um ecossistema se traduz por uma situação de equilíbrio que se vai alterando ao longo do tempo e que implica a constante adaptação das espécies que habitam no mesmo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com