TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico Fratura da Órbita

Por:   •  16/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Carolina Marques Ribeiro Pessoa

Caso Clínico 35.3 - Fratura da Órbita

  1. Quais são os músculos extrínsecos do bulbo do olho? Quais as suas funções e respectiva inervação?

  • Levantador da pálpebra superior: eleva a pálpebra superior; Nervo oculomotor (NCIII); a camada profunda (músculo tarsal superior) é suprido por fibras simpáticas.
  • Oblíquo superior: Abduz, abaixa e medialmente o bulbo do olho – nervo troclear (NCIV).
  • Oblíquo inferior: Abduz, eleva e gira lateralmente o bulbo do olho – nervo oculomotor (NCIII).
  • Reto Superior: eleva, aduz e gira medialmente o bulbo do olho – Nervo oculomotor (NCIII).
  • Reto inferior: Abaixa, aduz e gira lateralmente o bulbo do olho – nervo oculomotor (NCIII).
  • Reto medial: Aduz o bulbo do olho – nervo oculomotor (NCIII)
  • Reto lateral: abduz o bulbo do olho – nervo abduscente (NCVI).
  1. Descreva a origem real, aparente no tronco encefálico, e aparente no crânio desses pares cranianos mencionados na questão A.

Nervo Craniano Oculomotor (NCIII): emerge do mesencéfalo, perfura a dura-máter lateralmente ao diafragma da sela que serve como teto sobre a hipófise, depois atravessa o teto e a parede lateralmente do seio cavernoso.

Nervo troclear (NCIV): emerge da superfície posterior (dorsal) do mesencéfalo (é o único nervo craniano a fazer isso), seguindo anteriormente ao redor do tronco encefálico.

Nervo abducente (NCVI): emergem do tronco encefálico entre a ponte e o bulbo e atravessam a cisterna pontocerebelar do espaço subaracnóideo, cavalgando a artéria basilar.

  1. Descreva o trajeto dos nervos relacionados a musculatura extrínseca do bulbo do olho.

NCIII: deixa a cavidade craniana e entre a órbita através da fissura orbital superior, no interior dessa fissura, NCIII divide-se em uma divisão superior (que supre os músculos reto superior e levantador da pálpebra superior) e uma divisão inferior (que supre os músculos retos inferior e medial e oblíquo inferior). A divisão inferior também conduz fibras parassimpáticas pré-ganglionares (eferentes viscerais) para o gânglio ciliar, onde fazem sinapse, as fibras pós-ganglionares desse gânglio seguem até o bulbo do olho nos nervos ciliares curtos para inervar o corpo ciliar e o músculo esfíncter da pupila.

NCIV: tem o trajeto intracraniano (subaracnóide) mais longo dos nervos cranianos. O nervo troclear perfura a dura-máter na margem do teto do cerebelo e segue anteriormente na parede lateral do seio cavernoso. O NCIV atravessa a fissura orbital superior e entra na órbita, onde supre músculo oblíquo superior – o único músculo extrínseco do bulbo do olho que usa uma roldana, ou troclear, para redirecionar sua linha de ação 9daí o nome nervo)

NCVI: a seguir, cada nervo abducente perfura a dura-máter e segue o trajeto intradural mais longo de todos os nervos cranianos dentro da cavidade craniana, isto é, seu ponto de entrada na dura-máter que reveste o clivo é o mais distante de sua saída do crânio através da fissura orbital superior. Durante seu trajeto intradural, faz uma curva aguda sobre a crista da parte sensitiva do temporal e depois atravessa o seio cavernoso, circundado pelo sangue venoso, da mesma forma que a artéria carótida interna, a qual segue paralelamente no seio. O NCVI atravessa o anel comum quando entra na órbita, seguindo sobre a face medial do músculo reto lateral, que abduz o olho, e nela penetrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com