TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas De Hiponatremia E Hipernatremia

Ensaios: Causas De Hiponatremia E Hipernatremia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 2

A hipernatremia (excesso de sódio) geralmente está relacionada a um excesso de água e sua expressão clínica é o edema, havendo quase sempre secreção de aldosterona. As causas mais comuns desses edemas com retenção de sódio são a insuficiência cardíaca congestiva (falência da bomba propulsora), redução da concentração de albumina sérica (cirrose hepática, síndrome nefrotica), hiperaldosteronismo primário, síndrome de Cushing, uso de medicamentos anti-inflamatórios e de corticoides e infusão excessiva de soluções contendo sódio. Os sinais e sintomas das enfermidades causadoras de edemas estarão evidentes juntamente com os de hiperosmolaridade, que causam comprometimento cerebral traduzido por confusão, embotamento, apatia e finalmente coma. Os exames laboratoriais mostrarão elevação de sódio (acima de 146 mEq/L), com potássio normal ou ligeiramente diminuído.

A hiponatremia ou perda de sódio, associada ou não a agua , pode ocorrer pelo trato gastrointestinal (diarreia, vômitos, fístula biliar e aspiração por sonda), pele (sudorese intensa, queimaduras, lesões exsudativas), por sequestração pelo próprio organismo (obstrução intestinal, peritonite, trombose da veia porta), através dos rins (nefrites, acidose diabética) ou pelo uso de medicamentos (diuréticos, inibidores da anidrase carbônica). Se a perda de agua for rápida, o quadro clínico é de choque. Se for gradativa ocorre fraqueza, especialmente quando o paciente se põe de pé (muitas vezes com hipotensão postural), apatia, cefaleia, sensação vertiginosa. Confusão mental e delírio aparecem nos casos graves.

Ao exame físico verificam-se perda do turgor e diminuição da elasticidade da pele, globos oculares deprimidos, reflexos profundos diminuídos ou abolidos, hipotensão ortostática.

Na hiponatremia, os dados laboratoriais são elevação do hematócrito e volume globular médio, diminuição do sódio, do cloro, ou do bicarbonato. O potássio está geralmente elevado. Na hiponatremia a concentração de sódio é menor que 136 mEq/L, sendo a anormalidade eletrolítica mais comum em pacientes hospitalizados.

A hiponatremia pode ser hipovolêmica, normovolêmica e hipovolêmica.

Os pacientes edemaciados (insuficiência cardíaca congestiva, cirrose, síndrome nefrótica, insuficiência renal) apresentam com frequência hiponatremia hipervolêmica.

A hiponatremia normovolêmica provocada por medicamentos, estresse (traumatismo, cirurgia). Outra causa é a secreção inapropriada de hormônio antidiurético. A hiponatremia hipovolêmica é decorrente de perda gastrointestinal (vômitos, diarreia, fístulas, peritonites) e renal (uso excessivo de diurético, diurese osmótica, diurese pós-obstrutiva). A pele pode ser um local de perda de líquidos e eletrólitos (sudorese profusa, queimaduras).

2. Citar 2 causas de hiperpotassemia e 2 de hipopotassemia.

3. A variação dos níveis de potássio pode afetar as fases de despolarização e repolarização do ciclo cardíaco ao alterar o potencial através da membrana da célula cardíaca. Baseado no estudo com o programa Axovacs descreva as alterações provocadas por níveis extracelulares altos e baixos de potássio no potencial de membrana (repouso e ação) e exemplifique com gráficos.

4. Pesquise o mecanismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com