TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas da hidrocefalia

Pesquisas Acadêmicas: Causas da hidrocefalia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 12

Hidrocefalia

Definição

Hidrocefalia é uma palavra que se origina do grego: Hidro significa água, céfalo cabeça, que caracteriza uma doença congênita (Adquirida desde o nascimento) ou adquirida onde ocorre um acúmulo anormal de líquido (Líquido Cefalo-Raquidiano, liquor ou LCR) em áreas específicas do cérebro chamadas de ventrículos. O LCR produzido nos ventrículos e nos plexos corióides, circulam através de um sistema de canais no Sistema Nervoso Central e é absorvido na corrente sangüínea. O líquor tem grande importância na proteção do SNC visto que ele auxilia no amortecimento de impacto e por ser completamente esteril não permite também a entrada de qualquer substância ou microorganismo que possa lesar o cérebro. Na hidrocefalia ocorre um desequilíbrio deste líquor em relação a quantidade produzida e a reabosrvida, como consequência isso leva ao aumento do ventrículo e da pressão no cérebro.

Fisiopatologia

Podem ser classificadas em três causas:

Secreção excessiva: causada por papiloma do plexo corióide, ou tumor composto de um grande conglomerado de estruturas coróides semelhante ao plexo coróide, o qual produz grandes quantidades de líquido cefalorraquidiano.

Não-comunicante (intraventricular): a circulação do líquido cefalorraquidiano está obstruída em algum lugar do sistema ventricular, impedindo seu fluxo para os espaços subaracnóides. Esse tipo é às vezes chamado hidrocefalia obstrutiva.

comunicante (extraventricular): não há interferência no fluxo de líquido cefalorraquidiano no interior do sistema ventricular. As passagens encontram-se abertas, de modo que o LCR movimenta-se livremente p/ o espaço subaracnóide., espinhal, porém não é absorvido do espaço subaracnóide cerebral.

A maioria dos casos de hidrocefalia não-comunicante decorre de malformações do desenvolvimento, e embora o defeito geralmente se evidencie no início do 1º ano de vida, pode tornar-se visível em qualquer época, desde o período pré-natal até o fim da infância ou no início da idade adulta. Outras causas incluem neoplasias, infecções e traumatismo.

Do nascimento aos dois anos de idade, a maioria dos casos de hidrocefalia resultam da malformação de Arnold Chiari (uma anomalia congênita na qual o cerebelo e o bulbo se estendem através do forame magno), estenose do aqueduto ou um tumor glial do aqueduto.

É freqüente a hidrocefalia ser acompanhada de MIELOMENINGOCELE.

No restante dos casos, há história de infecção intra-uterina, hemorragia perinatal (anóxica ou traumática) e meningoencefalite neonatal (bacteriana ou viral).

Classificação

A Hidrocefalia é classificada conforme a causa:

Obstrutiva (Não-comunicante) causada por bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cérebro-espinhal flua devidamente pelo cérebro e a medula espinhal (Espaço subaracnóideo). A obstrução pode apresentar no nascimento ou após. Um dos tipos mais comuns é a estenose do aqueduto, que acontece por causa de um estreitamento do aqueduto de Sylvius.

Não-obstrutiva (Comunicante) resultado de déficit da produção do líquor ou de sua absorção. Sendo mais comuns nos sangramento no espaço subaracnóideo. Pode estar presente ao nascimento ou podem acontecer depois.

Causas

A hidrocefalia com pressão normal (NPH) pode ser um distúrbio reversível ou tratável. Acredita-se que responda por cerca de 5% de todas as demências. Sua incidência é de 1 em cada 100.000 pessoas. A NPH pode ocorrer em qualquer idade. O aparecimento dos sintomas geralmente é gradativo.

A NPH é uma forma de hidrocefalia. Essa hidrocefalia pode ocorrer sem uma causa identificável, ou pode ser causada por alguma condição em que há uma obstrução do fluxo de líquido cefalorraquidiano (LCR). Este líquido é produzido normalmente, porém não é reabsorvido. Os ventrículos do cérebro se dilatam para acomodar o grande volume de líquido cefalorraquidiano, de forma que a pressão do LCR, quando medido por meio de uma punção lombar (punção espinal), permanece normal. O tecido cerebral fica lesionado (atrofia) ou destruído por causa da compressão exercida pelos ventrículos repletos de líquido. Se houver uma causa que pode ser identificada, e essa causa pode ser corrigida, os sintomas podem reverter-se, ou pelo menos deixam de se agravar. Porém se a causa não pode ser identificada, o distúrbio freqüentemente se torna progressivo.

Causas da Hidrocefalia

A hidrocefalia congênita está relacionada principalmente a três causas, embora possam haver outras:

Genética: Heredietaridade;

Espinha Bífida;

Prematuridade do bebê.

A hidrocefalia adquirida pode ser causada por:

Infecções: Caxumba, Citomegalovirus, Hepatite, Poliomielite, Toxoplasmose, Varicela, Varíola;

Hemorragia intraventricular;

Meningite;

Traumatismos;

Tumores;

Cistos: Cisto aracnóide, cisto ependimário, cistos embrionários subcalosos e cisto retrocerebelar;

Estenose do Aqueduto Sylvius.

Causas, incidência e fatores de risco:

O líquido no cérebro (fluido cerebrospinal ou o líquido cefalorraquiano -LCR) é formado no interior do cérebro. Geralmente, esse líquido circula através dos diferentes segmentos cerebrais, por entre suas camadas de revestimento e pelo canal espinal, e é então absorvido para dentro do sistema circulatório.

Quando a circulação ou absorção desse líquido está obstruída, ou quando está ocorrendo uma produção excessiva de fluido, o volume de líquido no interior do cérebro torna-se maior do que o normal. Esse acúmulo exagerado de líquido exerce uma pressão sobre o cérebro forçando-o contra o crânio lesando ou destruindo seus tecidos.

Os sintomas são variáveis e dependem da causa da obstrução da circulação do líquido cefalorraquiano, da idade em que o problema se desenvolve e também da extensão da lesão do tecido cerebral provocada pela hidrocefalia.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com