TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas de câncer

Artigo: Causas de câncer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o câncer?

O câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado das células, que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar para o restante do corpo, o que é chamado de metástase.

2.

Como acontece?

> O que você está vendo é o ciclo natural da vida – a célula humana se divide em duas, depois 4, 8 e daí por diante – é assim o tempo todo células nascem e células morrem – o funcionamento dos órgãos é resultado de 10 trilhões dessas partículas minúsculas, ao mesmo tempo pode ser o começo do fim da vida.

> Por uma falha genética, as células desobedecem às ordens do seu núcleo e começam a se multiplicar desordenadamente e daí surge uma massa chamada de tumor – quando não evolui ele é chamado de benigno – quando ele cresce e interferi no funcionamento dos órgãos o tumor é maligno e recebe o nome de câncer.

> Todo ano são quase 13 milhões de casos novos de câncer no mundo e 7 milhões e meio de morte por causa por causa da doença. – no Brasil surgem por ano 500 mil novos casos e 150 mil pessoas morrem – a ONU estima que em 2030 haverá 13 milhões de vítimas fatais do câncer.

3.

> Quais são as causas?

As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. Como:

* Químicos: fumaça de cigarro

* Físico: luz solar

* Biológico: vírus

As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Dentre eles temos:

* Hormonais

* Imunológicos

* Mutações genéticas

4.

> QUAIS OS TIPOS DE CÂNCER?

Mais de 100 tipos de câncer foram identificados

* O que mais mata no mundo é o câncer de pulmão, 70% desses casos são provocados pelo cigarro

* Depois aparece o de estomago, fígado, intestino, mama

* Entre os homens outro muito freqüente é o de próstata, uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino

* Já nas mulheres o câncer de mama é o pior de todos – no Brasil por ano são quase 13 mil vitimas fatais e 53 mil novos casos – em seguida vem o câncer de colo de útero.

5.

> TRATAMENTOS

* Por ser uma doença de célula, que mudam a todo instante, encontrar a cura definitiva virou um desafio para a medicina.

* O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas

* O mais radical é o tratamento cirúrgico, podendo deixar como seqüelas a mutilação;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com