TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Darwin no pensamento sociológico positivista

Tese: Charles Darwin no pensamento sociológico positivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  1.857 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1) Qual a influência das ideias de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

2) Quais as características dos fatos sociais segundo Émile Durkheim?

3) Qual a diferença, para Max Weber, entre ação social e relação social?

4) O que Karl Marx entende por alienação?

5) Com base na teoria de Marx, o que você entende por mais-valia?

RESPOSTAS

1)

1O pensamento positivista tem como centro a idéia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da Seleção Natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.

Da próxima vez, tente procurar no Google: se colocar Darwin + positivismo lá, devem aparecer várias informações mais completas, inclusive.

2- 1. A coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, a vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, em princípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da educação, seja ela formal ou informal.

"Na nossa cultura, o uso de vestimentas é algo que vem sendo transmitido de gerações para gerações, fazendo com que o indivíduo tenha essa prática naturalmente. Aquele que por alguma razão não o fizer, estará sujeito a ser excluído ou discriminado dentro do seu grupo, por não enquadrar-se aos padrões que a própria sociedade determinou."

2. A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.

3. A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, a exemplo, os sentimentos e a moral.

"É social todo fato que é geral."

3-AÇÃO SOCIAL é um movimento,especialmente, preocupado, com a pobreza local e mundial.

RELAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com