TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Casas Sustentaveis

Casos: Conceito De Casas Sustentaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Definição

Também conhecidas como casas ecológicas, as casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente.As construções sustentáveis são caracterizadas pelo emprego de técnicas conscientes, por meio de utilização dos recursos disponíveis de forma sustentável, o que possibilita satisfazer as necessidades sociais, sem que para isso seja preciso prejudicar o meio ambiente e garantindo o bem-estar dos moradores.

No Brasil, o planejamento urbano sustentável ainda é pouco disseminado. Mas uma proposta ousada começa a ganhar seus primeiros contornos no Nordeste do país. O projeto Cidades Sustentáveis, do economista Sabetai Calderoni, que já conquistou o apoio do setor privado e do governo federal, cria um modelo de gestão urbana em que o lixo é tratado como material precioso e tem impacto direto na qualidade de vida e na economia das cidades. “Um município de 200 mil habitantes pode gerar R$ 6 milhões/ ano com a venda de produtos obtidos da reciclagem”, afirma. Além disso, a implantação de ecocidades valoriza os imóveis e atrai mais investidores.

Importância e benefícios

As casas sustentáveis são de extrema importância para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens para os moradores como, por exemplo, redução de custos com energia elétrica e água, além de um ambiente residencial agradável.

O aperfeiçoamento das construções civis está intimamente ligado ao desenvolvimento humano. Entretanto, ultimamente os aprimoramentos realizados nas edificações têm contribuído para o estrago do meio ambiente, já que as construções civis estão entre as atividades que mais acarretam impactos ambientais no planeta.

Segundo informações divulgadas em pesquisas, aproximadamente 50% dos recursos extraídos do meio natural são destinados à construção civil, e no Brasil, a situação exige uma atenção ainda maior: o país é responsável por consumir de cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e ainda 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis.

A preservação da natureza através da construção sustentável é de extrema importância, não somente para a sociedade atual, mas também para as gerações futuras.

Características das casas sustentáveis

- Uso de sistemas elétrico e hidráulico que possibilitam a economia e uso racional de água e energia elétrica. Estes sistemas também são feitos para evitar ao máximo e desperdício.

- Uso de madeiras certificadas, ou seja, com origem legal.

- Instalação de sistema de aquecimento solar.

- Projeto que privilegia ao máximo a iluminação natural (do sol) para possibilitar a economia de luz elétrica em lâmpadas.

- Projeto de construção que não cause danos ao meio ambiente. Desta forma, a construção das casas sustentáveis não devem gerar poluição do ar e da água, desmatamento e contaminação do solo.

- Uso de sistema de captação de águas de chuva para o uso interno.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com