TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselhos do professor

Resenha: Conselhos do professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

O professor da área científica - seja ele Biólogo, Físico ou Químico - tem na reportagem "O prazer das gêmeas e outros mistérios da natureza", publicada em VEJA, uma ótima oportunidade para mostrar aos alunos o conceito de Ciência.

A revista comenta o trabalho do biólogo Fernando Reinach, em especial seu livro "A Longa Marcha dos Grilos Canibais", no qual defende a transposição da linguagem presente em artigos científicos para aquela mais palatável. Aproveite o texto e este plano de aula para mostrar à turma como trabalhar com textos científicos e de divulgação.

Inicie a atividade perguntando aos estudantes se já leram, alguma vez, um artigo científico? Diga a eles que devem ser aqueles textos publicados em grandes revistas de Ciência, não encontradas em bancas de jornal. Provavelmente serão poucos os alunos que tiveram contato com este tipo de texto.

Explique à turma que, nesta aula e nas próximas, eles vão ter contato com textos científicos e exercitar a leitura. Para isso, leve-os à sala de informática e peça que acessem o site de periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Caso a escola não possua laboratório, imprima alguns textos disponíveis no site e leve-os à classe). Explique aos alunos que, nesta página, é possível visualizar, na íntegra, uma série de revistas científicas brasileiras e estrangeiras.

Dica para o professor

Antes da aula, faça você mesmo o caminho de busca no site da Capes e conheça os textos disponíveis. Com isso, vai ficar mais fácil orientar a turma na hora da escolha dos materiais para o trabalho e mostrar a eles quais textos são mais simples, quais são complexos demais.

Divida os estudantes em duplas e peça que escolham, no site, um texto que julguem interessante. A única exigência é que seja recente - publicado há menos de três anos -, em português e que trate de um assunto que os desperte atenção e interesse.

Peça que as duplas tentem ler o texto. Em seguida, proponha que eles relatem as dificuldades encontradas e pontuem as diferenças entre o material disponível no site da Capes e os textos que estão acostumados a ler. Os alunos devem notar que a linguagem científica é mais complexa e permeada de palavras que eles não conhecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com