TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo do curso "Homem e Saúde"

Artigo: Conteúdo do curso "Homem e Saúde". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

Ser Humano e Saúde

Os alunos podem construir a noção de corpo humano, expressa as histórias de vida dos indivíduos e cuja saúde depende de um conjunto de atitudes, tais como alimentação, higiene pessoal e ambiental vínculos afetivos inserção social, lazer e repouso adequados.

Como todo sistema vivo o corpo é capaz de reprodução, trocas com meio e auto- regulação.

O equilíbrio do corpo também depende das suas interações com o meio.

Estuda-se, neste ciclo, o corpo algumas de suas funções e seu estado de equilíbrio isto é saúde.

Situações em que os alunos possam perceber e explicar alterações do corpo como rubor o aumento de suor a aceleração das pulsações e do ritmo respiratório, permite ao professor conhecer as representações dos alunos acerca do corpo, os alunos poderão perceber alterações em varias funções simultaneamente,

A analise do professor sobre as suposições apresentadas sobre os diferentes sistemas do corpo humano, no sentido da aproximação do conhecimento oferecido pela ciência.

É necessária clareza de que os estudos sobre corpo humano é preciso compreender os alcances desses estudos neste ciclo, o que será abordado a seguir.

No segundo ciclo é importante que os alunos compreendam o sistema circulatório como conjunto de estruturas voltadas ao transporte e distribuição de materiais pelo corpo. São transportadas as substancias alimentares que chegam ao sangue após serem transformadas no aparelho digestivo e o oxigênio absorvido pelo sangue em contato com os pulmões.

O sangue recolhe os resíduos das atividades de todas as partes do corpo e os transporta para os rins que filtram o sangue produzindo a urina.

A digestão é estudada como processo de transformação das substâncias alimentares em outras menores que podem ser absorvida pelo sangue e distribuídas para o corpo todo. Esse processo que ocorre no aparelho digestivo é estudado em seus aspectos mais gerais, localizando em principais transformações verificadas na boca, no estomago e no intestino delgado, sem que se entre em detalhes sobre o nome de enzimas controle hormonal.

A compreensão mais aprofundada de como o corpo integra as funções dos aparelhos e responde a estímulos do meio nos remete ao estudo dos sistemas de regulação: sistema nervoso, sistema hormonal e sistema imunológico.

No entanto é possível tratar o sistema imunológico como forma de defesa natural do organismo que pode ser estimulada pelas vacinas contra a ação de elementos estranhos.

Os resultados dessas pesquisas podem ser divulgados a comunidade na forma de folhetos preparados pelos alunos com auxilio do professor.

Os alunos estudam as necessidades especificas de cada aparelho e o professor sempre evidencia que uma disfunção ou problema em determinado órgão ou aparelho representa um desequilíbrio no corpo todo, isto é, o corpo todo adoece.

Por meio de experimentos simples os alunos podem verificar a presença de água, açucares e amido em diferentes alimentos.

Entretanto, os alunos deste ciclo podem compreender que as substancias alimentares no seu conjunto são utilizados para o fornecimento de energia e de materiais de construção do corpo.

Visitas ao postos de saúde ou entrevistas com agentes de saúde podem fornecer informações sobre a máxima utilização dos alimentos como usar talos e cascas de vegetais como enriquecer o pão.

Levando em conta as características da comunidade com que trabalha e os objetivos que intenciona cumprir o professor pode propor para sua classe algumas investigações sobre relações entre higiene e verminoses.

Pelo perigo que representa a vida dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com