TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpusculo De Barr

Monografias: Corpusculo De Barr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1949, Murray Barr observou que nas mulheres, nas células somáticas em interfase, aparece, junto à face interna da membrana nuclear, uma pequena mancha de cromatina, porção que não desespiraliza e cora-se, portanto, mais intensamente. Essa mancha foi chamada de cromatina sexual, mais conhecida como Corpúsculo de Barr.

Foi primeiramente observada em neurônios de gatas. A cromatina sexual é compensação natural para a dupla carga genética dos indivíduos femininos. É encontrado em indivíduos do sexo feminino do genótipo XX dos gametas sexuais e constituída por desoxirribonucleoproteína que se apresenta em vários graus de condensação.

O corpúsculo de barr é a inativação de um dos cromossomos X. Um dos cromossomos X fica espiralizado, ou seja, inativo, fazendo com que só um dos alelos X se manifeste. Essa espiralização é aleatória nas células do organismo.

A importância dessas cromatinas está no fato de, através delas, diferenciarmos a ocorrência de síndromes ou anomalias.

A Hipótese de Lyon

Um cromossomo X em cada célula somática é aleatoriamente inativado logo no início do desenvolvimento embrionário das mulheres.

Durante, o cromossomo X ora doado pelo pai ora doado pela mãe será inativado. Nos dois casos, o X inativado é transmitido nesta exigência para as células-filhas.

Toda mulher normal possui então, uma população de células com um cromossomo X do pai ativo e outra população de células com um cromossomo X da mãe ativo, constituindo assim o que é chamado de mosaico. O número de cromatina sexual nas células somáticas é sempre um número a menos que o número de cromossomo X. (X-1).

O Corpúsculo de Barr ou Cromatina sexual é encontrado em indivíduos do sexo feminino, genótipo XX. Um dos genes sexuais dos cromossomos X fica espiralizado, ou seja, inativo. Ocorrendo apenas em mulheres. Não há corpúsculo de barr nos indivíduos masculinos de genótipos XY, porque apenas se manifesta um cromossomo X. Porém, homens com a síndrome de klinerfelter podem apresentar cromatina sexual por terem três cromossomos sexuais, sendo dois X e um Y.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com