TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cross Link

Casos: Cross Link. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Cross Link no tratamento do Ceratocone e Ectasias de córnea

O que é o Cross Link de Córnea?

O Cross Link de Córnea é o mais recente método utilizado para o tratamento do Ceratocone e Ectasias de córnea no qual através do uso de uma substancia natural chamada Riboflavina (vitamina B2) que, associada à luz Ultravioleta A de 370 µm, cria novas ligações entre as moléculas de colágeno da córnea, aumentando sua resistência e rigidez.

Quais as indicações do Cross Link?

O Cross Link vem se tornando uma opção terapêutica bem menos agressiva que o anel de Ferrara e o transplante de córnea e, o que é fundamental, potencialmente capaz de controlar a progressão do ceratocone e de ectasias corneanas pós-cirúrgicas, justamente por agir no mecanismo fisiopatológico da doença, endurecendo a córnea (ver Ceratocone em Saiba mais)

Como é realizada a cirurgia do Cross Link?

O procedimento é realizado dentro de uma unidade cirúrgica com o paciente deitado ou reclinado sob anestesia tópica com colírio anestésico.

A epitélio da córnea é retirada através de um processo de raspagem com um instrumento especial e gotas de colírio de Riboflavina a 0.1% (vitamina B12) é aplicado em sua superfície de 5/5 minutos várias vezes até que a córnea esteja totalmente impregnada por ele.

O colirio de Riboflavina 0.1% tem uma cor amarela e após um período de 30 minutos,o paciente é examinado em um microscópio especial( biomicroscópio) com a finalidade de se assegurar que o medicamento foi realmente absorvido pelo tecido corneano..

A seguir,o paciente é colocado deitado sob um microscópio cirúrgico,tendo as pálpebras imobilizadas por um afastador especial e a seguir, após a calibração do aparelho que emite a radiação Ultravioleta A de 370 µm é aplicada sobre a superfície embebida pela Riboflavina por cerca de 30 minutos.

O pigmento amarelo da Riboflavina absorve a luz Ultravioleta A.

A seguir é colocada uma lente de contacto que será retirada após 3-4 dias após a cicatrização do epitélio corneano.

Quanto tempo leva para que o procedimento tenha o efeito pretendido?

A córnea, através do Cross Link, tem sua resistência e rigidez aumentada tão logo termina a aplicação da luz ultravioleta e esta resistência se acentua ainda por alguns dias após o término do procedimento.

Como resultado final a progressão do ceratocone ou a evoluçaõ da ectasia corneana é interrompida.

Pós-cirúrgico:

No pós-operatório utilizamos colírio antibióticos e o paciente é examinado diariamente até a retirada da lente de contacto e a seguir observado com 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses e após 1 ano do tratamento.

Uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com