TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado Com Idosos

Por:   •  3/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.030 Palavras (17 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1] 

Escola Técnica José Rodrigues da Silva – ETJRS  

Curso Técnico de Enfermagem

 6º Módulo de Ensino – Noturno ENF 72 B1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governador Valadares Maio,2021

 

DANIELLE NUNES CONSTANTINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAÚDE BUCAL DA PESSOA IDOSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Trabalho apresentado à Professora Enfermeira Iraneide Félix de Oliveira Araújo, da disciplina Enfermagem Gerontológica, do Curso Técnico de Enfermagem, aplicado ao 6º Módulo de Ensino, da Escola Técnica José Rodrigues da Silva - ETJRS.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

INTRODUÇÃO BREVE HISTÓRICO        3

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS        4

QUANDO SE COMEMORA O DIA MUNDIAL DOS CP?        5

PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO DO IDOSO        5

INDICAÇÃO        7

QUEM REALIZA OS CUIDADOS PALIATIVOS AO IDOSO?        8

PARTICULARIDADES DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS        8

O CUIDADO PALIATIVO NO BRASIL        9

CONCEITO ENTRE GERIATRIA E CUIDADOS PALIATIVOS        10

DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE        10

AS 10 NECESSIDADES MAIS IMPORTANTES        11

CONCLUSÃO        12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO BREVE HISTÓRICO

   

As transições demográfica e epidemiológica produzem como cenário uma população com elevado número de indivíduos idosos. Diferentemente de outros países, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, estas transformações nem sempre vêm acompanhadas de modificações no atendimento às necessidades de saúde desse grupo populacional. Juntamente com o envelhecimento populacional, a transição epidemiológica, caracterizada pelo aumento de doenças crônico-degenerativas em detrimento das infectocontagiosas, resulta no aumento da demanda dessa população por serviços de saúde. Dentre os vários aspectos da saúde, a saúde bucal merece atenção especial pelo fato de que, historicamente, os serviços odontológicos não possuem como prioridade a atenção a esse grupo populacional, que, da mesma forma que a população adulta, possui altos níveis de edentulismo e alta prevalência de cárie e de doenças periodontais.

HIGIENE ORAL

 Cuidados com a saúde bucal são importantes e devem receber atenção diária em nossa rotina. Na terceira idade esses cuidados devem ser redobrados, pois assim como todo o corpo, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os dentes.

Para evitar que esses problemas ocorram, há algumas dicas de cuidados bucais para os idosos.

  • Escovação com creme dental com fluo e uso do fio dental após as refeições. Quando necessário, solicitar ajuda de familiares ou cuidadores no processo de higienização. 

  •  Mantenha-se hidratado o consumo de água ajuda na produção de saliva. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.

  • Tenha uma alimentação saudável essencial durante toda a vida, a dica também vale para a terceira idade. Consumir alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis. Também é importante evitar alimentos açucarados, que podem provocar cáries.
  • Utilize escovas macias e seja delicado na hora da escovação
    O envelhecimento causa a retração da gengiva. Quando a escovação, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, isso deixa a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção, sendo mais propensa a sensibilidade e, principalmente a cárie. Para que isso não aconteça evite escova dura e escovação agressiva.
  • Abuse do flúor e do fio dental com a exposição da raiz na terceira idade, a dica é abusar de pastas com flúor que evitam sensibilidade. Também é necessário redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, que deve ser feito diariamente, após todas as refeições.
  • Visite o dentista na terceira idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões envolvidas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados.

 

HIGIENE DE PRÓTESES DENTÁRIAS

 Alguns cuidados especiais são necessários nesse momento. Uma boa rotina de limpeza diária da prótese é o primeiro passo, que não pode ser deixada de lado quando se começa a usá-la, além, é claro, da higiene dos tecidos bucais. Também é fundamental armazená-la em local adequado. “Na fase de adaptação de uma prótese que seja removível, o paciente também deverá tomar cuidado ao consumir alimentos muito consistentes ou pegajosos que possam grudar na prótese”.

MERGULHE A PEÇA EM ÁGUA MORNA

A higienização da sua prótese deve ser feita antes de dormir e começar com uma imersão em água, suficiente para cobrir toda a prótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (369.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com