TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidar da espinha enquanto trabalha

Artigo: Cuidar da espinha enquanto trabalha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Artigo  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Um terço da população brasileira, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas, sofrem por problemas de coluna. A lombalgia, mais conhecida como “dor na região lombar”, é uma das principais causas de pedidos de licenças médicas pelos trabalhadores e tem como principais causadores a má postura e o excesso de movimentos repetitivos.

Esses dados são confirmados em pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual conclui que cerca de 80% da população sofre, ou vai sofrer, de lombalgia. Em 90% desses casos, o problema pode ser melhorado com técnicas específicas, aliadas às mudanças de hábitos.

Algumas profissões acabam sendo consideradas de maior risco para a saúde da coluna. Entre elas estão as de recepcionista, operador de telemarketing, taxista, caminhoneiro, dentista, enfermeiro, mecânico, cabeleireiro e manicure.

Alguns destes profissionais, geralmente, passam a maior parte do tempo sentados ou então permanecem em posições desconfortáveis, como no caso dos dentistas durante uma cirurgia e do enfermeiro no momento do banho de leito ou da remoção de um paciente.

Alguns cuidados que as pessoas devem ter com a coluna durante o trabalho são:

- A altura da cadeira deve ser regulada para que a sola dos pés possa estar bem apoiada no chão;

- Os joelhos devem ficar em um nível um pouco mais baixo do que a bacia. Não há problema em mudar a posição das pernas com frequência, cruzando os joelhos ou esticando as pernas.

- O tronco deve estar ereto, com as costas bem apoiadas no encosto.

- Certifique-se de que você está conseguindo manter uma ligeira lordose lombar.

- As escapulas devem estar acima do nível do encosto da cadeira, liberando o movimento dos braços;

- Para os trabalhadores que estão o dia inteiro sentado, tais como motoristas de ônibus, caminhoneiros, taxistas, empresários, bancários, etc., é recomendável fazer pequenas caminhadas a cada duas horas, para estimular a circulação de retorno das pernas para o tronco. Quando ficamos muitas horas sentados numa mesma posição essa circulação fica restringida, o que pode causar inchaço, dormência e câimbras, sintomas que ficam cada vez mais acentuados se a pessoa tiver varizes;

- Os cabeleireiros, por trabalharem muito tempo em pé, devem manter a coluna reta e apoiar um dos pés alternadamente em um apoio ligeiramente mais elevado. Sapatos baixos e confortáveis também são indicados.

Hoje em dia as empresas estão adquirindo as ginásticas passivas, mais conhecidas como Ginástica Laboral. Um programa de Ginástica que dura cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do tamanho da turma, sempre orientada por um profissional capacitado. Com isso, tem como objetivo minimizar os impactos negativos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, evitando também as famosas dores nas costas causadas pela pressão da jornada de horas trabalhadas.

A Ginástica Laboral inclui, por exemplo, alongamentos e até mesmo exercícios dinâmicos. Em alguns casos, podem ser feitos até com músicas.

Podemos citar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com