TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Educar E Cuidar

Artigos Científicos: Práticas De Educar E Cuidar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A educação Infantil é o documento importante para as crianças de 0 a 5 anos em que envolve a ação do cuidar e educar na educação infantil. Os educadores devem exercer a sua prática educacional, sendo as atividades lúdicas até o planejar e avaliar acompanhando cada criança em seu desenvolvimento. A médica Maria Montessori, Fredrich Froebel, Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maristela Angotti, são alguns dos autores que nos ajudam a estudar algumas etapas da criança de 0 a 5 anos.

O presente trabalho pretende ressaltar a necessidade de ter o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil como material norteador para as atividades educacionais, na busca de valorizar cada criança no seu processo de desenvolvimento, na interação com outras crianças e com o educador. É de suma importância o compromisso do educador quanto a sua formação continuada para melhor admistrar a sua ação proficional.

Portanto a importância de contemplar no planejamento no objetivos que eduquem cuidando e que cuidem educando, o educador tem quem compreender as caractérsticas dessa profissão preservando a criança, garantindo-lhe odireito de ter infância.

É primordial a copreenção da legislaçãoe a clareza do quanto o olhar para uma criança foi se alterando e ampliando-se. É importante que cada professor m sua realidade poderá adaptá-lo ou até modificá-lo partindo da necessidade de cada grupo, sendo assimna elaboração das propostas de trabalho e no aperfeiçoamento das ações didáticas, após a adaptação a criança começa a participar de atividades e momentos de rotina, rotina essa que deve ser preparada e planejada de modo a contribuir com a criança.

A criança não pode perder o direito de brincar, por isso o educador não pode deixar de lado a ludicidade, diante deste fato é muito importante a prática pedagógico para o lúdico.

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é essencial, elas são bases para que a criança se desenvolva plenamente em todas as outras áreas, para que a criança desenvolva a linguagem oral é preciso que o meio que ela vive seja estimulante. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O educador, ao executar suas atividades necessita antes de tudo do planejamento que é a sua búlsula e consequentimente da avaliação formativa. Essa avaliação consiste em rever o processo de ensino aprendizagem e o progresso de cada criança em seu desenvolvimento que possibilite a descobeta de suas habilidades e seu crescimento quanto criança. Portanto, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil propõe diversas atividades a serem desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos, com objetivos claros de como cuidar e educar. Ressalta a importância do planejar cada atividade com dedicaçao, buscando ser flexível quando surgir os imprevistos. Para que o educador se sinta seguro em suas atividades cotidianas é necessário participar de cursos de formação continuada promovido pelas instituições que se encontram inseridos para se adptar aos novos conceito de educação e saber administrar os desafios presente no ambito educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com