TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva De Titulação

Pesquisas Acadêmicas: Curva De Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito ácido-base

Em química, a teoria ácido-base de Brønsted-Lowry ou conceito de Bronsted-Lowry é uma teoria ácido-base que descreve o mecanismo de reação entre ácidos e bases, e foi independentemente proposta por Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry em 1923. Neste sistema, um ácido de Brønsted-Lowry é definido como qualquer espécie na qual a tendência a perder, ou "doar" um íon hidrogênio (próton), e uma base de Brønsted-Lowry como a substância com a tendência a ganhar ou "aceitar" um íon hidrogênio (próton). Então, outras substâncias tais como a água, podem comportar-se na comum definição de ácido ou base.

Solução tampão

Soluções tampão (química) são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.

As soluções tampão são geralmente formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou, então, por uma base fraca e um sal dessa base. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.

Em estudos ligados à medicina e à biologia é muito importante o conceito de solução tampão, pois os fluidos biológicos (animais ou vegetais) são, em geral, meios aquosos tamponados.

Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas. O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves conseqüências ao ser humano.

Aminoácidos

Entre todos os aminoácidos possíveis, apenas 20 são normalmente encontrados em proteínas. A estrutura geral dos aminoácidos inclui um grupo amina e um grupo carboxila, ambos ligados ao carbono  (aquele próximo ao grupo carboxila). O carbono  também é ligado a um hidrogênio e ao grupo de cadeia lateral, representado pela letra R..

Os grupos R são classificados de acordo com diversos critérios, dois dos quais são especialmente importantes. O primeiro deles é a natureza polar ou apolar da cadeia lateral. O segundo depende da presença de um grupo acídico ou básico na cadeia lateral.

A classificação dos aminoácidos quanto ao radical pode ser feita em:

Aminoácidos apolares: Apresentam radicais de hidrocarbonetos apolares ou hidrocarbonetos modificados, exceto a glicina. São radicais hidrófobos.

Glicina: H- CH (NH2) - COOH

Alanina: CH3- CH (NH2) - COOH

Leucina: CH3(CH2)3-CH2-CH (NH2)- COOH

Valina: CH3- CH(CH3)-CH (NH2)- COOH

Isoleucina: CH3- CH2-CH (CH3)-CH (NH2)- COOH

Prolina: CH2- CH2- CH2- ligando o grupo amino ao carbono alfa

Fenilalanina: C6H5- CH2-CH (NH2)- COOH

Triptofano: R aromático- CH (NH2)- COOH

Metionina: CH3-S- CH2- CH2- CH (NH2)- COOH

Aminoácidos polares neutros: Apresentam radicais que tendem a formar pontes de hidrogênio.

Serina: OH- CH2- CH (NH2)- COOH

Treonina: OH-CH (CH3)- CH (NH2)- COOH

Cisteína: SH- CH2- CH (NH2)- COOH

Tirosina: OH- C6H4- CH2- CH (NH2)- COOH

Asparagina: NH2-CO- CH2- C

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »