TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer de estômago

Tese: Câncer de estômago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Tese  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O Câncer de estomago é uma neoplasia maligna caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invadindo e destruindo tecidos adjacentes, podendo espalhar-se para lugares distantes do órgão atingido através de um processo chamado de metástase. Esta propriedade maligna do câncer o diferencia dos tumores benignos, que são auto- limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes ( embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos ). O câncer gástrico pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco é maior com o aumento da idade. Um dos fatores de risco para o surgimento do carcinoma é a infecção crônica durante décadas com a bactéria Helicobacter pylori, que causa uma gastrite atrófica persistente, muitas vezes com formação de ulcera péptica. As ulceras pépticas não tratadas podem degenerar devido à grande taxa de multiplicação das células da mucosa, que tentam cicatrizar a lesão, aumentando a sua taxa de mutação ( quanto maior o numero de divisões com copia de DNA maior a probabilidade de alteração genéticas ). Outros fatores de riscos significativos são o tabagismo e o alcoolismo.

RESUMO,CLASSIFICAÇÃO

Os canceres do trato digestório correspondem à cerca de 13% de todos os tipos de canceres nos Estados unidos ( EUA ) e são responsáveis por aproximadamente 15% das mortes relacionadas às neoplasias.

A cirurgia continua a ser a principal modalidade curativa, porém a radioterapia e a quimioterapia têm crescido em importância, não só no tratamento paliativo, mas também no tratamento neoadjuvante e adjuvante, aumentando a taxa de cura de alguns tumores.

Tumores do trato digestório distintos têm proposta de tratamento e prognóstico diferentes. Procura-se evitar mencionar apenas câncer de estômago, por exemplo. Deve-se sempre citar o tipo histológico do tumor ao apresentar ou discutir um caso, classificando-os em:

• Adenocarcinoma ( 95% dos casos ).

• Carcinoma epidermóide ou espinocelular.

• Tumores carcinoides.

• Leipmiorssarcoma.

• Tumor do estroma gastrintestinal.

• Linfoma não-Hodgkin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com