TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Virais

Casos: Células Virais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

CELULAS VIRAIS - DEFINIÇÃO

Os vírus são agentes biológicos que possuem grande capacidade de automultiplicação, capaz de causar doenças em animais e vegetais. São microrganismos que possuem em média 0,1 micra, ou seja, muito pequenos, podendo ser observados apenas por meio de microscópios eletrônicos. Constituem-se de ácidos nucleicos: DNA ou RNA, circundando por uma camada proteica identificada por cápside.

Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz, pois são incapazes de produzir ATP (adenosina trifosfato), energias necessárias para as atividades de uma célula. No entanto, possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução.

Podem infectar células de animais, vegetais e até mesmo de microrganismos a fim de se replicarem, porém são hospedeiros específicos (o vírus da gripe afeta só o homem, enquanto o vírus da raiva, todos os mamíferos); os vírus que afetam os vegetais ou os microrganismos não atingem os animais. Em se tratando dos alimentos, são inativos, ou seja, não se multiplicam, nem se replicam, no entanto provocam problemas nas fabricações de produtos tais como iogurtes e queijos, pois os bacteriófagos destroem as células das culturas starters.

Os vírus patogênicos como da hepatite A, da poliomielite e os causadores da gastroenterite, como os Rotavírus e o vírus Norwalk, podem vir a contaminar o homem por meio da água e dos alimentos. A veiculação alimentar dos vírus é de forma passiva, uma vez que os mesmos não se multiplicam, a não ser que estejam dentro de uma célula viva. Os vírus identificados como patogênicos são transmitidos por via orofecal, por meio ou não dos alimentos. Consegue-se inativá-los pela utilização de altas temperaturas e de determinadas substâncias químicas, aplicadas na desinfecção de superfícies. Podem também ser sensíveis a determinadas condições de ambiente, em especial o pH e a umidade.

Fonte: PORTAL http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/14948/virus#ixzz2hFnAmlj6

CONCEITOS IMPORTANTES

* São parasitas intracelulares obrigatórios, porque só se reproduzem no interior de células vivas. (Os vírus não têm metabolismo próprio)

* Quando estão fora das células vivas, eles podem se cristalizar, ficando inativos.

* Apresentam material genético em forma de DNA ou RNA de fita simples ou de fita dupla, mas nunca os dois no mesmo vírus;

* Sempre estão envolvidos por uma cápsula protéica chamada capsídeo. O conjunto formado pelo capsídeo e o material genético é denominado vírion.

* Os vírus são específicos, isto é, cada tipo de vírus só se reproduz dentro de determinado tipo de célula. Existem vírus que só parasitam vegetais, outros que só parasitam bactérias, e outros que só parasitam células animais.

* Reprodução: Vírus de DNA - Ciclo Lítico: os vírus matam a célula hospedeira. Ciclo losogênico: o ácido nucléico viral incorpora-se ao DNA bacteriano.

* Retrovírus - São assim chamados porque são capazes de formar DNA a partir do RNA em presença de uma enzima chamada transcriptase reversa. O vírus da AIDS é um exemplo de retrovírus.

# 3 características do vírus como ser vivo e 3 como ser abiótico.

* Ser vivo:

- Evoluem

- Se reproduzem

- Tem mutação genética

Abiótico:

- São acelulares

- Só tem DNA ou RNA

- Não tem metabolismo.

Fonte(s):

Coleção Pitágoras - Biologia - 2ª Série do Ensino Médio

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »