TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E DESVIOS NO LACTANTE

Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO E DESVIOS NO LACTANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  5.406 Palavras (22 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 22

Evolução Normal da motricidade e suas variações:

A evolução estática motora do neonato até a idade adulta depende da maturação do Sistema Nervoso Central, sendo determinadas por padrões geneticamente estabelecidos e estímulos ambientais.

O bebê nasce relativamente imaturo, já que uma maior maturação intra-útero, tornaria impossível a passagem pelo canal do parto. Assim sistemas menos vitais como o Sistema Motor ou Estático necessitarão de um tempo mais longo para sua adaptação pós-parto.

As características comportamentais do neonato mostram que este está sob a dominância dos núcleos subcorticais, os quais maturam antes do córtex.

Reflexos e Comportamento Motor:

Reação automática: Quando colocado em decúbito ventral, o bebê prontamente coloca a cabeça de lado para liberar as vias aéreas. Normalmente, é adotado um lado de preferência. Trata-se de uma primeira extensão a partir da flexão total e está presente desde o nascimento.

01 dia a 02 meses:

Reflexo Magnético; reação de marcha; placing-reaction (reação de subida); reflexo de Galant; reflexo Glabelar; fenômeno dos olhos de boneca; reação postural cervical; Reflexo de sucção e deglutição; Reflexo dos pontos cardeais.

Reflexo Magnético; Criança em decúbito dorsal com quadril e joelhos fletidos, os polegares do examinador comprimem a sola do pé e lentamente vai retirando, o contato entre o dedo e a sola do pé mantém-se, MMII estendem-se, o pé fica colado no dedo.

Reação de Marcha: Criança mantida verticalmente sendo segurada com as mãos no tronco, sobre uma base, uma perna apóia a sola do pé à outra perna flete ao contato. Este movimento alternante dá a impressão de marcha (marcha automática).

Reflexo Glabelar: O examinador comprime a glabela, a criança fecha os olhos. Segundo Prechtl e Beintema apud Flehmig, é uma boa testagem para detectar paresias faciais.

Fenômeno dos olhos de boneca: A rotação lenta da cabeça faz com que os olhos se movam na direção oposta; se o movimento for mais rápido, pode se provocar nistagmo.

Reação Postural Cervical: Criança em decúbito dorsal, o examinador gira a cabeça para o lado, o corpo acompanha a rotação, a criança volta-se em bloco.

Reflexo de Sucção e Deglutição: Desde o 1º dia de vida o neonato começa a sugar a primeira tomada de alimento e logo depois a engolir.

Reflexo dos pontos cardeais: Com a fome, a criança vira a cabeça procurando a fonte de alimento, mesmo sem estímulo externo. Tocando no canto da boca, a cabeça vira-se em direção ao estímulo em busca.

Placing-reaction (reação de subida): Segura-se a criança por debaixo dos braços, com os pés abaixo da borda da escada levantando devagar a criança; tocando de leve no dorso do pé, puxa-se este para cima pela borda inferior da escada, com o que o pé sobe na escada.

Reação de Galant: A criança em decúbito ventral se for friccionada paravertebralmente com o dedo, a criança forma um arco com o corpo. A concavidade volta-se na direção do estímulo, a bacia é puxada para cima. A perna e o braço do mesmo lado estendem-se, as extremidades opostas fletem-se. Também chamado de reflexo da coluna vertebral.

De 01 dia a 03 meses:

RTCA: Reflexo Tônico Cervical Assimétrico ou Reflexo Tônico nucal assimétrico ou ainda Reflexo de Magno Kleijn: A criança em decúbito dorsal, girando sua cabeça, os membros do lado occipital se fletem, e os do lado frontal se estendem. Conhecido como posição de esgrimista. A persistência deste reflexo impede uma coordenação olhos-mão. Este reflexo é observado em crianças com transtorno motor por lesão cerebral. Pela posição tonicamente fixada, impede-se qualquer movimento contrário à gravidade.

De 01 dia a 03 meses:

Reação de Moro: O examinador coloca a criança sobre o antebraço e apóia-lhe a cabeça com a outra mão. A mão que segura a cabeça move-se, então, para baixo; a cabeça da criança cai na mão aberta. O lactente então abre a boca e os braços movem-se para cima, os dedos estendem-se em forma de leque (1ª fase). Depois, torna a fechar a boca e os braços fletem-se (2ª fase). Persistindo esta reação após os 03 meses à criança apresentará um atraso em seu desenvolvimento global.

Reação de Moro:

01 dia até 04 meses:

Manobra de Propulsão; Reflexo tônico labiríntico.

Manobra de Propulsão: Estando a criança em decúbito ventral, os polegares do examinador comprimem a planta do pé, o lactente começa a rastejar alternadamente (as vezes mesmo sem estimulação).

Reflexo Tônico Labiríntico: Criança em decúbito ventral em flexão total. A cabeça não é colocada de lado, as vias respiratórias não se mantém livres.

Colocando a criança em decúbito dorsal, há extensão do tronco e das pernas, as quais mostram-se aduzidas e rodadas para dentro. Braços fletidos, mãos fechadas e ombros retraídos. A cabeça mostra-se em opistótono. É o reflexo mais comum de se ver na criança com transtorno motor por lesão cerebral (tetraespástica). Impede elevar-se a partir da posição dorsal, já que ao manter a cabeça para trás não é possível seu controle. Como o quadril não pode ser fletido é impossível sentar-se com equilíbrio.

01 dia até 05 meses:

Reflexo de Preensão Palmar:

O dedo do examinador colocado na palma da mão do recém nato ele flete os dedos em preensão.

De 01 dia até 06 meses:

RTCA: Reflexo Tonico cervical assimétrico.

De 01 dia até 12 meses:

Reflexo plantar de flexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com