TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Biopsicologico

Artigos Científicos: Desenvolvimento Biopsicologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores indissociados e em permanente interação que afetam os aspectos do desenvolvimento.

Aqui vamos falar um pouco de cada um deles.

DESENVOLVIMENTO

*hereditariedade- A carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos na inteligência.

No entanto, a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.

*crescimento orgânico- Refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. Pense nas possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação a quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida.

*maturação neurofisiológica- É o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem. Observe como ela segura o lápis.

*meio- O conjunto de influências e estimulações ambientais que altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal maior que a média das crianças dessa idade.

*aspecto físico motor- refere-se ao crescimento orgânico, á maturação neurofisiológico, a capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança leva a chupeta á boca ou consegue levar a mamadeira a boca sozinha por volta dos 7 meses, porque já cordena os movimentos das mãos.

*aspecto intelectual- é a capacidade de pensamento, raciocínio.

Por exemplo, a criança de 2 anos que usa o cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou o jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.

*aspecto afetivo emocional- É o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Por exemplo, a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo, a alegria, etc...

*aspecto social- é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de crianças, no parque, é possível observar algumas que espontaneamente buscam outras pra brincar, e algumas que permanecem sozinhas.

PERÍODO SENSÓRIO MOTOR

Período em que a criança conquista o universo que a cerca.

Os reflexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com