TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica De Ecossistemas

Trabalho Universitário: Dinâmica De Ecossistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Sob que aspecto o sistema acácia-formigas lembram um líquen?

Salienta-se que as acácias são árvores habitadas por diferentes espécies de formigas, que se alimentam de néctar produzido pelas árvores, e também as defendem contra herbívoros - assim, a interação acácia-formiga, constitui um exemplo de mutualismo. Logo a analogia desse sistema com os líquens dá-se pelo fato de ambos realizarem simbiose.

2 - Explique o papel da taxa de crescimento na competição entre plantas.

As plantas, como qualquer forma de vida, necessitam da obtenção de energia para a sobrevivência, portanto existirá entre elas uma forma de disputa que garantirá seu desenvolvimento e sobrevivência. Generalizadamente, as plantas são dependentes do processo de fotossíntese, a única fonte de energia que lhe permite sobreviver. Então, a competição nas plantas é manifestada em grande parte em termos de uma “luta pela luz”. Plantas, cuja velocidade de fotossíntese, forma de crescimento e padrão de alocação de energia para folhas, raízes e caules resultam na mais alta taxa de crescimento num determinado ambiente, frequentemente terão uma vantagem em sua luta. As plantas com baixa velocidade de crescimento devem ser capazes ou de fazer fotossíntese em baixas intensidades de luz, ou de ter uma alta taxa de crescimento em comparação aos competidores em outros locais. Algumas espécies de plantas reagem à competição por luz ativando mecanismos complexos e se adaptando ao novo "status" de radiação, o que lhes confere uma grande capacidade adaptativa.

3 - De acordo com o princípio da exclusão competitiva, duas espécies com requisitos ambientais semelhantes não podem coexistir indefinidamente no mesmo habitat. Como a exclusão competitiva pode ser evitada?

Segundo a Lei de Gause, ou Princípio da Exclusão Competitiva, duas espécies semelhantes não poderão coexistir, ou seja, um dos dois competidores sobrepor-se-á sempre ao outro, conduzindo ou à extinção deste ou a um desvio evolutivo ou comportamental em direção a um nicho ecológico diferente. Logo, repulsar-se-á o princípio da exclusão se populações de espécies coexistentes são mantidas em níveis baixos, muito embora as espécies de fato estejam competindo por alguns recursos limitantes.

4 - A diversidade de espécies é maior em um ambiente onde a perturbação é contínua, do que em um ambiente mais estável. Por quê?

A diversidade é aumentada, relevantemente, em determinados fatores e situações em que existem espécies competitivamente dominantes. Quando uma área sofre muita influência, seja por meios naturais (alterações climáticas ou fenômenos naturais), seja por espécies que se alimentam, o meio tende a procurar “preencher” os locais, assim dando espaço para outras plantas. Tendo assim uma maior diversidade. Portanto, tem-se que a diversidade de espécies é maior em um ambiente com perturbações contínuas, do que em um ambiente mais estável.

5 - Explique o papel das fitoalexinas e taninos na defesa das plantas contra microrganismos e herbívoros, respectivamente.

Em determinado momento, em que as planta são infectadas por micoorganismos (fungos e bactérias), elas produzem antibióticos naturais, que são as fitoalexinas – que desempenhando papel de defesa. As fitoalexinas são compostos lipófilos, cuja síntese pode ser estimulada também por danos causados às folhas. Elas parecem ser produzidas em resposta à presença de moléculas especificas de carboidratos, chamados de eliciadores, que estão presentes na parede celular de fungos e bactérias. Uma vantagem natural das fitoalexinas como substâncias de defesa é que a planta não precisa despender a energia necessária para produzi-las, a não ser que ela seja de fato atacada.

Existem também plantas, que quando infectadas, produzem uma substância denominada tanino. Os taninos são polifenóis que inibem o ataque às plantas por herbívoros vertebrados ou invertebrados (diminuição da palatabilidade, dificuldades na digestão, produção de compostos tóxicos a partir da hidrólise dos taninos) e também por microorganismos patogênicos. Os metabólicos secundários ingeridos por herbívoros, por seu turno, desempenham um papel nas relações ecológicas com outros animais.

6 - Comente a importância das plantas na retenção de nutrientes nos ecossistemas da floresta.

As plantas desencadeiam mecanismos fundamentais com relação à retenção de nutrientes e umidade no solo de inúmeros ecossistemas. Se tratando de florestas, as plantas, por serem mais densas, realizam o acúmulo de matéria orgânica, auxiliando na fixação e conservação de nutrientes – como, por exemplo, em casos de lixiviação diminuindo a perca de nutrientes.

7 - Por que as cadeias alimentares são geralmente limitadas a três ou quatro elos?

As cadeias alimentares são geralmente limitadas a três ou quatro elos pelo simples fato, de que se muito grandes, a energia remanescente no final desta cadeia alimentar é tão pequena que poucos organismos poderiam ser sustentados por ela.

8 - Em geral, os ecossistemas podem ser descritos por pirâmides de energia, de biomassa e de números. Explique.

O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de um décimo a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas nove décimos da matéria e da energia que absorveu.

9 - Que papel desempenha as clareiras na sucessão?

As clareiras desempenham papel crucial com relação à sucessão dos seres.  As pequenas áreas abertas possibilitam a existência de espécies que não vivem nas zonas mais interiores da floresta. Uma árvore que morre naturalmente ou que seja cortada, cria ou contribui para a formação da clareira, gerando-se condições para a regeneração florestal se desenvolver, assim como diversas espécies arbustivas e herbáceas. Funciona igualmente como área de alimentação privilegiada de várias espécies de animais.

10 - A perturbação e a sucessão são dois importantes fatores que explicam a plena extensão da atividade da vida na Terra. Explique.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com