TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislipidemia

Seminário: Dislipidemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 12

DISLIPIDEMIA

DEFINIÇÃO

A Dislipidemia é a presença de níveis elevados ou anormais de lipídios (gorduras) e/ou lipoproteínas no sangue.

Os triglicerídeos são as principais gorduras originárias da alimentação, e quando elevados, representam um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existe ainda o colesterol, que é considerado um tipo de gordura produzida em nosso organismo e que está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos, etc). No nosso corpo, desempenha funções essenciais como produção de hormônios, vitamina D, entre outras. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Em nosso sangue existem 2 tipos de colesterol:

LDL colesterol: Conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar seu entupimento.

HDL colesterol: Conhecido como “bom”. Faz o papel da limpeza aoretirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo o seu depósito e a formação de placas de gordura.

CAUSAS

A dislipidemia é causada quando se ingere uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz colesterol e triglicérides demais ou ambas as situações.

Assim, você pode ter dislipidemia por estar com aumento de peso, ter dieta inadequada, ser sedentário, entretanto também pode ter mesmo não tendo nenhum destes fatores de risco mas por questões genéticas. Pode ainda ser causada por outras doenças que interfiram com o metabolismo como diabetes mellitus, hipotireoidismo, etc. ou pelo uso de alguns medicamentos como corticóides. Independente da causa, a dislipidemia pode causar doença cardíaca ou derrame.

CLASSIFICAÇÃO

As dislipidemias primárias ou sem causa aparente podem ser classificadas genotipicamente ou fenotipicamente através de análises bioquímicas. Na classificação genotípica, as dislipidemias se dividem em monogênicas (mutações em um só gene), e poligênicas, (associações de múltiplas mutações que isoladamente não seriam de grande repercussão).

A classificação fenotípica ou bioquímica considera os valores do Colesterol Total (CT), LDL- Colesterol (LDL-C), Triglicerídeos (TG) e HDL-Colesterol (HDL-C):

a) Hipercolesterolemia isolada

Elevação isolada do LDL-C (= 160 mg/dL).

b) Hipertrigliceridemia isolada

Elevação isolada dos TG (=150 mg/dL), que reflete o aumento do volume de partículas ricas em TG como VLDL, IDL e quilomícrons.

c) Hiperlipidemia mista

Valores aumentados de ambos LDL-C (= 160 mg/dL) e TG (=150 mg/dL).

d) HDL-C baixo

Redução do HDL-C (homens <40 mg/dL e mulheres <50 mg/dL) isolada ou em associação com aumento de LDL-C ou de TG.

Quando a dislipidemia é resultado de ações medicamentosas ou conseqüência de alguma doença de base é chamada de secundária.

Exemplos de causas de dislipidemia secundária são: hipotireoidismo, doenças renais parenquimatosas, diabete melito. O alcoolismo também pode influenciar os níveis de LP, principalmente os triglicérides e o HDL. O uso de medicamentos deve ser minuciosamente investigado. São os principais envolvidos nas dislipidemias secundárias: os diuréticos, os beta-bloqueadores, os anticoncepcionais, os corticosteroides e anabolizantes.

GRUPOS ESPECIAIS

Crianças e adolescentes

Em crianças e adolescentes o perfil lipídico deverá ser repetido no mínimo por duas vezes, com intervalo de duas semanas, antes que qualquer medida diagnóstica ou terapêutica adicional seja recomendada.

Confirmada a dislipidemia, o tratamento dietético deverá ser iniciado após os dois anos de idade, com o cuidado de priorizar as necessidades energéticas e vitamínicas próprias da idade, e a flexibilidade de permitir, em algumas situações, ingestão gordurosa superior à recomendada. A dietoterapia deve ser conduzida de comum acordo com o pediatra e, se necessário, com o nutricionista.

Deve-se encorajar a ingestão de fibras e desestimular a de alimentos ricos em colesterol, gordura saturada (por exemplo, hambúrgueres, salsichas, cremes, chocolates, etc.), bem como o uso excessivo de sal e açúcar refinado. Quando houver necessidade de aumentar a taxa de gordura, isto deve ser feito preferencialmente às custas de gordura monoinsaturada, até um total de 20% do valor energético total.

A conduta terapêutica inicial inclui dietoterapia e o controle de outros fatores de risco como sobrepeso, obesidade, tabagismo, hipertensão, sedentarismo e estresse. Merece ser enfatizado o estímulo a exercícios físicos aeróbicos programados, como medida terapêutica adicional.

Os efeitos laboratoriais da orientação dietética devem ser avaliados em seis meses; caso os objetivos não tenham sido atingidos, verificar se o problema foi falta de observância ou refratariedade à dieta. No primeiro caso, o paciente e a família devem ser reorientados; no segundo caso, a orientação deve ser transferida a centros de referência.

Havendo refratariedade à dieta, o uso de drogas hipolipemiantes pode ser considerado, nas seguintes situações:

a) Dislipidemia familiar com níveis de LDL-C >190mg/dL;

b) Antecedentes familiares de DA prematura ou pelo menos, dois ou mais fatores de risco, com LDL-c >160mg/dL;

c) Na vigência de DA manifesta, com LDL-c >130mg/dL.

Atualmente, as resinas seqüestrantes de ácidos biliares são as únicas drogas recomendáveis, por não apresentar efeitos sistêmicos. Neste caso, é interessante a suplementação de ácido fólico (5mgldia). As vastatinas, devido à pequena experiência atual, podem ser usadas em casos de hipercolesterolemia familiar grave (CT >300mg/dL) e/ou DA manifesta, nos quais o uso das resinas foi insatisfatório. O emprego de ácido nicotínico tem sido referido por centros do exterior em número muito limitado de crianças. A quilomicronemia requer somente tratamento dietético.

A finalidade do tratamento é atingir valor de LDL-c <100mg/dL, sendo tolerados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com