TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Perfil Bioquimico Lipidico E Dislipidemias

Monografias: Trabalho Perfil Bioquimico Lipidico E Dislipidemias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 6

Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas o excesso está relacionado à aterosclerose. Este processo ocorre em vasos onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sangüíneo.

As dislipidemias podem ocorrer às custas de:

• Aumento do colesterol (total + LDL): Hipercolesterolemia pura

• Aumento dos triglicérides: Hipertrigliceridemia pura

• Aumento de colesterol e triglicérides: Dislipidemia mista

• Redução de HDL

Considera-se hipercolesterolemia quando a concentração de colesterol total no sangue estiver acima de 200mg/dl e hipertrigliceridemia quando os triglicérides estiverem acima de 200mgIdl.

A Doença arterial aterosclerótica é a manifestação mais importante das dislipidemias, pois a mortalidade nesses pacientes é elevada:

Angina pectoris, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica são as manifestações mais frequentemente encontradas nos pacientes com alterações do colesterol e triglicérides.

Mas vale lembrar que, na maioria das vezes, as dislipidemias são assintomáticas e só podem ser descobertas através de exames de sangue feitos regularmente.

O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. Seu corpo precisa dele para funcionar adequadamente, pois cumpre funções como: produção de hormônios, fabricação de vitamina D e transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Mas, geralmente, o organismo não requer além das quantidades que o fígado produz.

As duas principais formas de colesterol são:

• HDL (Lipoproteína de alta densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol bom". Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e as temíveis obstruções dos vasos.

• LDL (Lipoproteína de baixa densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol ruim", é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nas paredes das artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose (o acúmulo de colesterol nas artérias), bloqueando o fluxo sangüíneo e obstruindo as artérias. O perigo do colesterol está no excesso de LDL.

Aumento de Triglicérides

Esse distúrbio também caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, podendo formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.

Valores de normalidade dos diferentes Lípides

No Brasil, adotamos os valores de referência propostos pelo Consenso Brasileiro de Dislipidemias, que segue o modelo americano, o NCEP (National Cholesterol Education Program)

Valores de referência da CT, LDL-C, HDL-C e TG em adultos (> 20 anos).

Valores de referência

Desejáveis Limítrofes Altos

CT < 200 mg/dl 200 - 239 mg/dI ³ 240 mg/dl

LDL-C < 130 mg/dl 130 - 159 mg/dl ³ 160 mg/dl

HDL-C ³ 35 mg/dl - -

TG < 200 mg/dl - > 200 mg/dl

RECOMENDAÇÕES ANTES DO EXAME

Evite interferências no resultado!

1) Mantenha sua alimentação habitual e o peso pelo menos duas semanas antes do exame.

2) Aguarde pelo menos 8 semanas após cirurgia ou qualquer doença, pois o perfil lipídico poderá estar temporariamente comprometido.

3) JEJUM de 12h a 14h. Se necessário, pode-se ingerir água e medicamentos que não possam ser interrompidos.

4) Realize as dosagens sempre que possível no mesmo laboratório para minimizar a variabilidade entre laboratórios.

5) EVITE a ingestão de álcool nas 72h que antecederem a coleta de sangue. Caso contrário, considere alterações nas dosagens do lipidograma, principalmente em relação aos triglicérides.

6) Não realize atividades físicas rigorosas nas 24h antecedentes ao exame.

Terapêutica das Dislipidemias

A finalidade do tratamento das dislipidemias é a prevenção primária e secundária da doença arterial coronariana (DAC), cerebrovascular e periférica.

O tratamento inicial baseia-se sempre nas modificações do estilo de vida:

• adequação da dieta, redução de peso e prática regular de exercícios físicos, além de interrupção do tabagismo, que devem ser seguidos por toda a vida.

• Uma dieta adequada inclui a redução de gorduras saturadas e colesterol (carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, manteiga, frituras, frutos do mar, vísceras (fígado, miolo), torresmo e toucinho, embutidos). O colesterol só existe em alimentos do reino animal.

• As gorduras poliinsaturadas, ao contrário, são benéficas ao nosso organismo e são encontradas nos óleos vegetais (girassol, canola, milho, soja), exceto azeite de dendê e gordura de coco, nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e na gordura de algumas espécies de peixe.

• A gordura monoinsaturada, representada pelo azeite de oliva, também faz bem ao organismo. O consumo de gorduras mono e poliinsaturadas ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL- colesterol.

• Na hipercolesterolemia, deve-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol.

• Na hipertrigliceridemia, deve-se reduzir a ingestão de açúcar, bebidas alcoólicas e carboidratos complexos (arroz, massas em geral, batata, doces).

• Na dislipidemia mista (aumento de colesterol e triglicérides), deve-se restringir gorduras saturadas, colesterol e carboidratos.

Em ambos os casos, consumir maior quantidade de frutas, legumes e verduras,que além de conterem vitaminas e fibras são ricos em antioxidantes naturais.

Em ambos os casos, consumir maior quantidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com