TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Causadas Por Bactérias

Exames: Doenças Causadas Por Bactérias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho tem como objetivo pesquisar sintomas de doenças causadas por bactérias em algumas das principais culturas de Mato Grosso Do Sul. Várias são as doenças ocorrentes nas plantações de todo o Brasil, aqui estão imagens e sintomas de algumas das mais comuns nas plantações.

Cultura: Milho

Doença: Podridão bacteriana no colmo

Sintomas: As podridões causadas por bactérias são do tipo aquosa e, quando causadas por Erwini, exalam tipicamente um odor desagradável. Em geral, iniciam-se nos entrenós próximos ao solo e rapidamente atingem os entrenós superiores Essas podridões podem também se iniciar pela parte superior do colmo, causando a “podridão do cartucho por Erwinia”. Os sintomas típicos dessa doença são a murcha e a seca das folhas do cartucho decorrentes de uma podridão aquosa na base desse cartucho. As folhas se desprendem facilmente e exalam um odor desagradável. Na bainha das outras folhas, pode-se observar a presença de lesões encharcadas (anasarcas). Pode ocorrer o apodrecimento dos entrenós inferiores ao cartucho e a murcha do restante da planta. Ferimentos no cartucho causados por insetos podem favorecer a incidência dessa podridão.

Veja na imagem:

Cultura: Feijão

Doença: Crestamento Bacteriano Comum (CBC)

Sintomas: Essa doença é causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli (Smith). A doença ataca toda a parte aérea, mas os sintomas são observados principalmente nas folhas e caracterizam-se pela ocorrência de lesões secas e quebradiças rodeadas por um notável halo amarelo.

Veja na imagem:

Cultura: Soja

Doença: Crestamento bacteriano da soja (Pseudomonas savastanoi pv. glycinea)

Sintomas: A doença é comum em folhas, mas pode ser encontrada em outros órgãos da planta, como hastes, pecíolos e vagens. Os sintomas nas folhas surgem como pequenas manchas, de aparência translúcida circundadas por um halo de coloração verde-amarelada. Essas manchas, mais tarde, necrosam, com contornos aproximadamente angulares, e coalescem, formando extensas áreas de tecido morto, entre as nervuras secundárias.

Veja na imagem:

Cultura: Sorgo

Doença: Estria bacteriana (Xanthomonas campestris pv. holcicola )

Sintomas: Os sintomas surgem, nas folhas, como pequenas listras entre as nervuras secundárias, de aparência encharcada. Sob condições favoráveis, as lesões, posteriormente, aumentam de tamanho, formando áreas de contornos irregulares, com os centros necróticos e as margens avermelhadas. As lesões podem coalescer e formar extensas listras necróticas entre as nervuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com