TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem Turbinada

Exames: Drenagem Turbinada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 7

Crítica à Drenagem Turbinada

As diferenças técnicas entre drenagem linfática, massagem estética e drenagem turbinada

Severina Francisco da Silva - Carlos Roberto Serrão Haddad

Com o surgimento da Drenagem Turbinada, que se propõe a utilizar recursos da drenagem e da estética, vimos brotar uma linha de drenagem bem diferente das demais: todos os trabalhos de drenagem linfática são suaves enquanto que a turbinada, não. Esta drenagem vem ganhando terreno rapidamente no interesse dos clientes e dos terapeutas e, apesar disto, não oferecemos este curso aqui no IBTED, instituto promotor de cursos de especialização em terapias corporais. Os motivos estão explicados abaixo.

O que é Drenagem Linfática?

Drenagem Linfática consiste em manobras de massagem que utiliza pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos, no intuito de estimular a circulação da linfa. A linfa é um líquido imunológico branco e viscoso que se origina nos espaços intersticiais (entre as células) e tem seus próprios canais até desembocar em certos pontos da circulação venosa. A circulação linfática se dá através de fatores intrínsecos e extrínsecos que aumentam a pressão da musculatura e acionam os linfângios (válvulas que dirigem esta circulação). Enquanto que em uma pessoa em repouso, o coração faz circular cerca de 5 litros de sangue por minuto à pressão normal de 120 mmHg, a circulação de linfa remonta apenas à 100 ml por hora (Guyton, pg 126).

O sistema linfático representa uma via acessória ao sistema circulatório pela qual pode fluir líquido dos espaços intersticiais para o sangue. E, o que é mais importante, os capilares linfáticos podem transportar proteínas e grandes partículas para longe dos espaços dos tecidos, muitas das quais não poderiam ser absorvidas para os capilares. Essa remoção de proteínas dos espaços intersticiais é uma função absolutamente essencial, sem a qual morreríamos em 24 horas (Guyton, pg. 124).

O sistema linfático se estende por todo o organismo em forma de rede, iniciando-se pelos capilares linfáticos, que confluem para formar os coletores pré-nodais. Vários desses coletores (vasos aferentes) caminham para os linfonodos e quando os deixam (pós-nodais) são denominados de coletores eferentes. Normalmente são em menor número do que quando chegam aos linfonodos. Esses coletores eferentes caminham para formar os troncos linfáticos que formarão os ductos linfáticos. Os ductos linfáticos são os vasos da porção final da drenagem linfática que desembocam no sistema venoso, ao nível da junção subclávia-jugular onde a partir daí a linfa, já no sistema venoso, caminha para o coração.

O sistema linfático possui vasos superficiais e profundos. Os vasos superficiais são muito numerosos e possuem grande quantidade de anastomoses. Localizam-se acima da fáscia muscular e drenam os tecidos superficiais. Seu trajeto acompanha as veias e a drenagem é feita para os linfonodos superficiais. Já os vasos linfáticos profundos não são tão numerosos, possuem poucas anastomoses, localizam-se abaixo da fáscia muscular e são responsáveis pela drenagem de músculos, órgãos, vísceras e cavidades articulares (Borges pg 346), seu trajeto acompanha os vasos sanguineos profundos e sua drenagem se dá para os linfonodos profundos.

O que é Massoterapia Estética?

Todas as terapias com fins estéticos – massagem estética, massoterapia lipomodeladora, lipoescultura manual, nutrição ou mesmo a cosmetologia estética – concentram seus recursos em cinco mecanismos:

1) Queima dos adipócitos (células de gordura), que têm capacidade de armazenar até 97% do lipídio do corpo.

2) Equilíbrio entre o consumo e o gasto calórico.

3) Redução do tamanho das placas de gordura.

4) Estimulo dos fibroblastos , células que produzem colágeno, elastina e reticulina, proteínas fundamentais para a beleza.

5) Estimulação hipotalâmica, pois o hipotálamo produz hormônios indispensáveis à saúde e à sensação de bem estar.

1) Queima de adipócitos. Esse trabalho é feito promovendo-se aumento do metabolismo por fricção manual, exercícios, aparelhos ou produtos que esquentam ou resfriam a pele. A enzima Monofosfato Cíclico de adenosina – AMPc, substância liberada no adipócito por ação efetiva das mitocôndrias – transforma a gordura em ácidos graxos livre e glicerol, que são absorvidos e eliminados do tecido adiposo. O calor interno leva a mitocôndria a produzir maior quantidade de AMPc, o aumento na circulação traz mais oxigênio ao local e estas condições, conseqüentemente, aumentam a hidrólise das gorduras.

2) Equilíbrio entre o consumo e o gasto calórico. Quando a produção daquela enzima na célula não é suficiente para queimar o excesso de gordura, acontece o acúmulo da mesma na própria célula (Borges, pg 285). Também é relevante que haja equilíbrio entre ingestão calórica e consumo energético, ou o excesso será armazenado no adipócito.

3) Redução do tamanho das placas de gordura. Alguns mecanismos de promoção do metabolismo exercem esforço mecânico sobre as placas de gordura, reduzindo-as. Como o rolo de massagem, o bambu, Pedras roladas, certas manobras da massoterapia e o ultra-som.

4) Estimulo dos fibroblastos. Quando estimulado, o fibroblasto torna-se ativo e aumenta a produção das suas proteínas.

5) Estimulação hipotalâmica. Inúmeros são os recursos que promovem este estímulo. Os toques superficiais, as sensações de receber, ser útil e deter o poder ou a força, a cafeína e a propriocepção. Mas este mecanismo não costuma ser comentado como prioridade nas terapias estéticas, apesar de o ser em nossos cursos.

O que é drenagem turbinada

Como essa técnica é muito recente, não conhecemos obras acadêmicas com esse tema. Recorremos a informações em matérias editadas em revistas e, especialmente, que circulam na Internet.

Mesmo que o leitor não se submeta a uma seção para conhecê-la, verá sua afinidade com a massoterapia estética:

De acordo com o site www.corpodigital.com.br/Edicoes/221/artigo49356-1.asp, Drenagem turbinada utiliza movimentos manuais intensos de amassamento por todo o corpo, a fim de ativar a circulação e ajudar na liberação de toxinas acumuladas nos tecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com