TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drenagem

Resenha: Drenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável. Ou seja, a drenagem nada mais é do que o gerenciamento da água da chuva que escoa no meio urbano.

O aumento da população, principalmente em pólos regionais de crescimento e a expansão irregular da periferia tem produzido impactos significativos na infra-estrutura de recursos hídricos. E um dos principais impactos que tem ocorrido na drenagem urbana é a forma de aumento da freqüência e magnitude das inundações e consequentemente a degradação ambiental.

A visão antiga da drenagem urbana tinha como princípios: remover as águas pluviais para jusante executar projetos e obras, como medida estrutural para resolver os problemas e a base de analise era somente econômica. Já a visão moderna busca a compreensão integrada do meio ambiente; social, legal, institucional e tecnológica, visando resolver os problemas gerenciais.

Os principais efeitos da urbanização sobre a vazão máxima são:

 Pico da vazão da água em uma bacia impermeabilidade é 6 vezes maior;

 A cobertura vegetal da área urbana influencia diretamente na vazão, a partir da chuva;

 As precipitações criticas são mais intensas e freqüência;

 No inicio da chuva é que ocorre o maior pico de poluição.

Os fundamentos da drenagem urbana moderna estão basicamente em não transferir os impactos á jusante, evitando a ampliação das cheias naturais, recuperar os corpos hídricos, buscando o reequilíbrio dos ciclos naturais (hidrólogos, biológicos e ecológicos) e considerar a bacia hidrografia como unidade espacial de ação.

Sabemos que a drenagem faz parte do conjunto de sistemas que compõem o leque do saneamento ambiental, que congrega, de forma integrada:

 Sistema de abastecimento de água

 Sistema de esgotamento sanitário

 Sistema de drenagem de águas pluviais

 Sistema de coleta de lixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com