TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Esgotamento Sanitário E Drenagem Pluvial

Artigos Científicos: Sistema De Esgotamento Sanitário E Drenagem Pluvial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 5

Tipologias e suas especificidades

- Sistema de Esgotamento Sanitário

Os esgotos podem ser classificados como domésticos, industriais, sanitários e pluviais. Esgoto doméstico é o despejo líquido resultante do uso da água para a higiene e necessidades fisiológicas humanas. Esgoto industrial é o despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos. Esgoto sanitário é o despejo líquido constituído de esgotos domésticos e industriais, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária. Esgoto pluvial são os esgotos provenientes das águas de chuva.

Os esgotos são conduzidos por gravidade, isto é, o escoamento é feito em princípio naturalmente dos pontos mais altos para os pontos mais baixos seguindo a declividade do terreno, logo, o traçado das redes de esgotos deve levar em conta a topografia.

Os sistemas de esgotos sanitários tem como objetivos: coletar os esgotos individualmente ou coletivamente, afastá-los com rapidez e segurança, tratamento e disposição sanitária dos efluentes, eliminar a poluição do solo, conservar os recursos hídricos, eliminar os focos de poluição e contaminação e reduzir a incidência das doenças relacionadas com a água contaminada.

Os sistemas de coleta e transporte de esgotos podem ser individuais ou coletivos. Os sistemas individuais são adotados normalmente para o atendimento unifamiliar e é constituído por uma fossa séptica e um dispositivo de infiltração no solo que poderá ser um poço negro (sumidouro) ou outro dispositivo de irrigação sub-superficial (valas). Os sistemas coletivos podem ser unitários ou separadores, são adotados para o atendimento de uma comunidade e são constituídos de canalizações que recebem os esgotos para transportar adequadamente ao destino final.

O Sistema Unitário coleta os esgotos juntamente com as águas pluviais e normalmente não é utilizado por exigir investimentos iniciais maiores, devidos principalmente ao grande diâmetro das canalizações, bem como também por apresentarem alguns inconvenientes como: problemas em regiões onde as precipitações são muito intensas, poluição dos corpos receptores devido os sistemas de tratamento não poderem ser dimensionados para tratar toda a vazão e também problemas de mau cheiro em certas partes do sistema (bocas de lobo).

O Sistema Separador tem o objetivo de coletar exclusivamente os esgotos sanitários e apresentam como grande vantagem o custo reduzido (canalizações de menor diâmetro), além de apresentar outras vantagens como: afastar as águas pluviais separadamente ao longo dos cursos de água, evitando-se o transporte das águas pluviais a longa distância; possibilidade de planejamento das obras para a execução em etapas, de acordo com a sua importância e as disponibilidades econômicas da comunidade; redução da possibilidade de poluição dos cursos de água (não ocorrerão extravasão dos esgotos nos períodos de precipitação intensa); permite o emprego de vários materiais para as tubulações de esgotos (tubos de cerâmica, tubos de concreto, tubos de PVC, tubos de ferro fundido).

O Sistema Separador do tipo Convencional, é normalmente adotado para o esgotamento do esgoto sanitário de um município e pode ser composto das seguintes unidades: Ramal predial, coletor predial ou ramais domiciliares; Rede coletora; Interceptores; Emissários; Estação elevatória, Poços de Visita; Estação de Tratamento de Esgotos.

O Sistema Separador Alternativo surgiu devido os sistemas convencionais apresentarem um alto custo, dificultando ou mesmo impedindo um maior atendimento as populações, principalmente de baixa renda. Esse sistema criou uma nova forma de relação entre a população e o poder público, proporcionando uma maior participação da população que passou a participar no planejamento e nas decisões, a ter parcela de responsabilidade na operação do sistema e se possível também a auxiliar na execução dos serviços.

O Sistema Condominial de Esgotos tem uma concepção de traçado de rede em condomínios, que na realidade são grupos de usuários onde normalmente a unidade de esgotamento é a quadra urbana. O ramal condominial passa pelo interior dos lotes e recebe os esgotos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com