TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO - POLÍTICAS DE ENFERMAGEM

Monografias: ESTUDO DIRIGIDO - POLÍTICAS DE ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

1) A lei 8080, de 19/09/1990, prepara sobre quais condições?

R: Sobre a descentralização das ações e políticas da saúde, tratando da promoção, proteção e recuperação da saúde que deve promover o atendimento humanizado e integral à população em geral.

2) Baseado na lei 8080 qual a função do Sistema Único de Saúde (SUS) como?

R: A implantação de um atendimento a população de forma geral e humanizada atendendo a todos dignamente e fornecendo tudo o que for necessário no tratamento, além de financiar trabalho de promoções e prevenções dentro das unidades básicas.

3) Explique a atenção primaria, secundária e terciária.

R: Atenção Primária: Atividades básicas de saúde, essenciais para a população.

Atenção Secundária: Atividades por meio de uma rede de unidades especializadas, como ambulatórios e hospitais garantido o acesso a população sob a gestão.

Atenção Terciária: Práticas de cuidados e de reabilitação do paciente, proporcionando bem estar e atendimento humanizado.

4) O que é lei orgânica?

R: É lei genérica, elaborada no âmbito do município e conforme as determinações e limitações de impostos pelas instituições federais e do respectivo estado, aprovado em dois turnos.

5) Para um bom desempenho das atividades administrativas, o enfermeiro participante do Sistema Único de Saúde deve conhecer quais programas do governo?

R: Deve conhecer o programa de saúde com a finalidade de trazer a saúde para perto do cidadão e, do profissional, a especialização necessária para que ele possa exercer seu trabalho com mais qualidade

6) Sobre a concepção do SUS, tendo como base sua lei orgânica e o decreto presidencial nº7.508/2011, o que é assegurado?

R: A saúde é colocada como um direito de todos, cuja assistência deve ser assegurada em um sistema integral, com vistas às atividades curativas e, em menor escala, às preventivas.

7) Os princípios do SUS buscam a atender que realidades?

R: Buscam atender a universalização que mostra que a saúde é um direito de todos, e cabe ao estado assegurar este direito, sendo o de equidade, que tem como objetivo diminuir as desigualdades, integridade que considera todas as pessoas como um todo, atendendo todas as suas necessidades. Princípios organizativos o SUS na prática, regionalização e hierarquia que visa o comando unificado pelos serviços de saúde já existentes e visa a divisão de níveis de atenção para garantir acesso aos serviços e a descentralização que dava o direito a participação popular, onde a sociedade deve participar do dia a dia do sistema.

8) A lei 8080, capitulo I – Dos Objetivos e Atribuições, em seu Art.5º - Relaciona os objetivos do Sistema Único de Saúde. São eles:

R: I – A identificação e divigulgação dos fatores condicionantes e determinantes de saúde.

II – a formulação de politicas de saúde destinada a promover, nos campos econômicos de social, a observância do disposto no §1º do artigo 2.

III – a assistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com