TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Dirigido

Ensaios: Estudo De Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

1- Nos procariotos não existe membrana nuclear (carioteca) em volta do núcleo, ou seja, ele não tem um núcleo propriamente dito; o material genético da célula fica disperso no citoplasma.

Já nos eucariotos se tem um núcleo bem definido, envolto pela membrana nuclear, chamada de carioteca, ela irá proteger o material genético que fica no núcleo, não só o material genético, mas também todos os ácidos nucléicos (RNA e DNA).

1-Os procariotos não possuem membrana nuclear (carioteca) em volta do material genético, logo, não tem um núcleo propriamente dito, a um único cromossomo circular, composto por DNA, que fica em contato direto com o interior da celular(citoplasma).

Os eucariotos são muito maiores que os procariotos, possuem um núcleo bem definido, envolto pela membrana nuclear, chamada de carioteca, que irá proteger o material genético que fica no núcleo.

2- A teoria da endossimbiose acredita que as mitocôndrias e cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um um organismo eucarionte unicelular anaeróbico. Supõe-se que os primeiros eucariontes tinham por hábito englobar bactérias como alimento(fagocitose). Em algum momento da evolução desses organismos, algumas bactérias, que já tinham a capacidade de realizar a respiração, foram mantidas no citoplasma dos eucariontes sem serem degradadas. Essas bactérias teriam sido mantidas por beneficiarem os eucariontes, realizando para eles a respiração e os eucariontes lhes proporcionava proteção e nutrientes. Essa relação biótica com benefício para ambos os indivíduos (mutualismo) teria se perpetuado, e essas bactérias teriam dado origem às atuais mitocôndrias.

Algum tempo depois, alguns eucariontes iniciaram outra relação simbiótica, desta vez com cianobactérias. Estas realizavam a fotossíntese e dele recebiam proteção e matéria-prima. Essa relação mostrou-se tão vantajosa que se perpetuou, e essas cianobactérias teriam dado origem aos atuais cloroplastos.

3-

Algumas evidências que dão suporte a tal teoria são:

• Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA, RNA e ribossomos próprios.

• Tanto as mitocôndrias como os cloroplastos possuem DNA bastante diferente do que existe no núcleo celular e em quantidades semelhantes ao das bactérias;

• Ambas as organelas se encontram rodeados por duas ou mais membranas e a mais interna tem diferenças na composição em relação às outras membranas da célula e semelhanças com a dos procariontes;

• Muito da estrutura bioquímica dos cloroplastos, como por exemplo, a presença de tilacóides e tipos particulares de pigmentos, é muito semelhante aos das cianobactérias;

• Tanto as mitocôndrias como os cloroplastos possuem genomas muito pequenos, em comparação com outros organismos, o que pode significar um aumento da dependência destes organelos depois da simbiose se tornar obrigatória, ou melhor, passar a ser um organismo novo.

A evidência mais convincente é a presença, no interior dessas organelas, de vestígios de um sistema genético ainda em funcionamento. Esse sistema inclui genes baseados em DNA, meios para replicar esse DNA e todas as ferramentas moleculares para construir proteínas a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com